Translate

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Que É O Twitter?

A primeira vez que ouvi falar sobre o Twitter não sabia do que se tratava e como deve ter acontecido com alguns, me veio logo à mente, os alto-falantes de nome assemelhado (tweeter) usados em caixas de som para reprodução de frequências altas.

O Twitter é uma rede social para microblogging que permite a postagem de mensagens com no máximo 140 caracteres através da internet e conhecidos como tweets. Sua utilização é muito vasta e vai desde usuários que desejam uma forma rápida de se comunicar com amigos, passando por artistas que precisam de um canal mais próximo com seus fãs, a políticos que utilizam a ferramenta para divulgar suas ações como fez recentemente o primeiro ministro do Japão para informar a população sobre os efeitos do terremoto em seu país. No comércio pode ser uma ótima opção para divulgar promoções e ações de venda. Em meu caso, utilizo para popularizar esse blog. Enfim, suas aplicações são virtualmente ilimitadas. O microblog foi criado com a finalidade de ser um aplicativo para troca de informações entre dispositivos móveis,  por isso a limitação a 140 caracteres de texto. Pode parecer um número muito pequeno, mas  sua filosofia é de comunicação rápida, concisa e, consequentemente, curta. O conceito se baseia em seguir (following) e ser seguido (follower).

O primeiro passo é a criação de um perfil no site do serviço. Para isso digite www.twitter.com e selecione sign up. Diferentemente da estrutura de e-mail em que é possível ter um mesmo nome alterando-se o sufixo do endereço ou mesmo o país em que foi criada aquela conta (ex. neuradigital@ig.com.br ou neuradigital@yahoo.com), no Twitter não é possível a repetição de um nome. Por esse motivo é interessante criar um perfil para preservar um determinado nome, mesmo que não tenha a intenção de usá-lo imediatamente. Para identificação desse perfil, o Twitter permite um nome com no máximo 15 caracteres, sendo o underline o único especial aceito. Sua estrutura de endereço é precedida do símbolo @ seguido do nome cadastrado. A rede exige uma conta de e-mail inédita e obviamente válida na criação do perfil para onde é enviada uma mensagem, a fim de confirmar identidade (esse endereço de e-mail pode ser alterado posteriormente, permanecendo a obrigatoriedade da confirmação de identidade).
Concluída a etapa da criação do novo perfil, o próprio programa sugere alguns a serem seguidos. Normalmente perfis com vários seguidores; jornais de grande circulação, jornalistas renomados, formadores de opinião, além de outros com interesses diversos.

Adjuntórios:

O novo usuário vai se deparar logo com um problema na convivência com os 140 caracteres. Ao incluir um link em suas postagens, esse, provavelmente, excederá o número de caracteres máximo. Uma alternativa é o Bit.Ly, um programa que encurta a URL como na imagem abaixo:


Como outros aplicativos, esse também exige a criação de um perfil para sua utilização, semelhante ao Twitter.

Para quem não deseja utilizar a interface do Twitter em seus posts e já aderiu ao Mozilla Firefox, uma ótima opção e o Echofon (antigo TwitterFox). Como uma das extensões mais famosas do Twitter para o navegador da raposa, permite os tweets, diretamente em sua página. Após baixar e instalar essa extensão basta configurar o nome de usuário, a senha e o tempo de atualização dos posts de seus contatos na rede. Para isso, clique em preferências no ícone do programa que aparece no canto inferior direito, pouco acima do relógio do Windows e salve as alterações. Um detalhe importante é que o Echofon não roda na versão 4 do Firefox, só até a 3.6.15.