Que o mundo e todos nós estamos conectados sabemos há tempos. Contudo, essa conectividade que no meu entendimento deve ser utilizada com critério para não se tornar inoportuna, tem suas limitações em função das especificidades de cada rede social que temos hoje. O conteúdo mais comumente compartilhado são as fotografias. Porém, na divulgação dessas, era possível tão somente o envio da imagem estática. Não mais!
Passe o mouse sobre a imagem abaixo
Desde o surgimento do ThingLink (algo como ligar coisas) ano passado, essa máxima caiu e com esse ótimo e gratuito serviço é possível incluir vários conteúdos de mídia a uma fotografia e após isso, compartilhá-la no Facebook, Twitter ou mesmo a um blog ou site, enriquecendo muito a qualidade da informação, via links os mais diversos. Para isso, é necessário criar uma conta no serviço, enviar uma imagem que deseja anexar outros conteúdos e pronto. Nesse processo descobrirá que suas aplicações são praticamente infinitas. É possível montar árvores genealógicas ou fluxogramas, à partir de uma imagem; incluir vídeos e/ou áudio numa outra de um determinado produto; incluir outras imagens como link na principal(#). O limite quem determina é a necessidade e imaginação do usuário.
Na questão do áudio, é possível incluir qualquer serviço que gere um link como o Deezer ou o Rdio, contudo, o ThingLing, tem parceria com o SoundCloud e seu material é executado sem sair da imagem onde foi inserido, diferente desses outros que carregam suas páginas, reduzindo o atrativo que é o conteúdo integrado.
(#) Como o ThingLink lida com links e não arquivos independentes, como o é uma fotografia, é necessário lançar mão de uma artifício quando desejamos incluir outra imagem como conteúdo, gerando um link dessa imagem. Na net, existem muitos serviços para esse fim, hospedar um arquivo e gerar um link. Todavia, sempre que necessito dessa solução, prefiro utilizar o próprio blogger como hospedeiro dos meus arquivos. Para fazer isso é bastante simples; No Blogger, crie uma nova postagem (lembrando que num único rascunho podem ser incluídos inúmeros arquivos e não há a necessidade de criar um novo post para cada arquivo que se quer anexar) e inclua nessa, as fotografias e/ou outros arquivos de imagem que deseja utilizar. Feito isso, clique sobre a imagem com o botão direito do mouse, copie o link dessa e finalmente cole no local apropriado dentro do ThingLink. Essa postagem, mantida como rascunho não publicado, obviamente, não pode ser excluída. Para prevenir acidentes, tenho por hábito anotar algum lembrete no título dos meus rascunhos hospedeiros...
Criei algumas opções em duas fotos, ambas feitas em minha cidade, para exemplificar sua aplicação. Passe o mouse sobre cada imagem abaixo.
