Translate

sábado, 2 de novembro de 2013

Novo quadricóptero DJI Phantom 2 Vision

Meu texto melhor ranqueado até então, foi sobre o quadricoptero Phantom da DJI Innovations, postado em fevereiro desse ano. Na época, por todos os seus diferenciais, era o produto com a melhor relação custo/benefício para obter boa qualidade num trabalho, ou lazer fazendo imagens aéreas.

O DJI Phantonn 2 Vision da DJI Innovations
Contudo, exigia para isso uma GoPro em seu dorso. Foi criada com essa intenção! Permitir a adaptação da versátil câmera de ação num aparelho comandado por um bom controle remoto baseado em rádio frequência. Diferente do drone da Parrot, por exemplo, que é controlado unicamente por smartphones ou tablets via rede sem fio. Pois bem... Recentemente, a empresa americana anunciou uma atualização do seu drone, o Phantom 2 Vision, que pelo nome, já dá pistas do que traz. O novo modelo vem equipado com uma câmera desenvolvida pela fabricante, com resolução de 14MP para fotos e até 1080p (full HD) para vídeos, gravados num cartão padrão SD com ângulo de visão de 140º. Melhora! Através de um app disponível para iOS (6 ou sup.) ou Android (4 ou sup.), essas imagens são monitoradas por um smartphone que pode ser acoplado num suporte específico anexado ao controle da 2 Vision. Com esse arranjo, o novo Phantom também se transforma num aparelho FPV (Front Person View) – Visão em Primeira Pessoa. Entre as muitas funções possíveis de serem controladas por esse aplicativo estão a graduação de inclinação da câmera quando em voo. Manual ou automaticamente (conforme o ângulo de inclinação do drone). Sim! O 2 Vision dispõe de um pan/tilt vertical.


Quem conhece um FPV, sabe que um dos seus problemas para o streaming de vídeo sem retardo (lags) é a potência do sinal wi-fi. Ai vem mais uma ótima solução dos engenheiros da DJI, que incluíram no controle, um booster com alcance para 300 metros (imagem acima).

Naturalmente, com tantas características legais, o consumo de energia ficaria comprometido. Isso também foi pensado e o 2 Vision ganhou uma nova bateria de polímero de lítio com 5.200 mAh que lhe dá autonomia com todas essas funções e sem perda de nenhuma do modelo anterior, para 25 minutos de voo. Inegavelmente uma boa marca.

Obviamente que tais predicados impactaram seu preço em relação ao DJI Phantom que continua sendo produzido e teve seu valor reduzido para US$455,00. Todavia, os US$1199,00 que custa no site Amazon, ainda estão bem abaixo de muitos drones sem câmera, colocando essa nova opção, numa posição bastante interessante nesse concorrido mercado. Com informações de dji.com.


A boa qualidade das imagens da nova câmera, pode ser conferida nesse vídeo.