Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

No social, o negócio é agregar...

Tenho quase compulsão por descobrir novidades na net e enquanto escrevia um texto recém postado, encontrei uma plataforma para Content Curation - Curadoria de Conteúdo, bem bacana. Esse conceito consiste na reunião do conteúdo de vários serviços sociais, facilitando sua divulgação.

Já testei o Netvibes; o Pearltrees; o Paper.li e o Storify, outros que prestam esse serviço com algumas variações e que irão atender ou não, dependendo da necessidade do usuário. Até tentei o Scoop.it, muito conceituado nesse meio, mas sua versão free (a Professional custa US$24,99/mês) não permite ajustes que considero básicos e desisti. No Storify é possível montar um site, porém a limitação de um layout (da versão gratuita) um tanto confuso não me deixou caminhar.
Além de administrar a presença social de vários Clientes, mantenho perfis pessoais e páginas em muitos serviços consagrados ou não e queria um local onde pudesse disponibilizar senão todo, a maior parte do conteúdo gerado para esses. O about.me resolveu a questão dos endereços. Não do conteúdo! Buscava algo como o que o Flipboard faz, mas para acesso público. O mais próximo do ideal foi o RebelMouse, um agregador de mídias sociais com boas opções de customização, mesmo na versão gratuita. Relativamente simples de entender e configurar, essa plataforma ao final, apresenta uma experiência bastante próxima a um jornal online. Justamente o que havia imaginado para meus perfis (que o Paper.li também faz, mas com um formato que não me atende), atualizando automaticamente a cada publicação feita nos serviços nele configurados. Embora gere um endereço interessante, como rebelmouse.com/nomedousuario, mesmo em sua versão gratuita, faculta uma função normalmente restrita aos perfis pagos na maioria das plataformas que é o uso de um domínio próprio, que passa mais profissionalismo ao produto acabado. Naturalmente essa versão tem suas limitações. A mais chata é a impossibilidade de inclusão de serviços não suportados nativamente como o 500px ou o Olhares que uso para divulgar algumas imagens. No entanto, com a função para adicionar URLs à sua barra de navegação, foi possível contornar essa questão a contento. Incluir outros serviços seria a única opção que faria migrar para a chamada Rebel Roar, que não consegui descobrir o custo. Para quem busca algo semelhante, essa plataforma merece uma olhada com atenção.