Translate

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Viber... a solução em VoIP.

Buscando uma solução para a comunicação rápida entre a equipe de vendas e o pessoal de logística da empresa que gerencio, testei algumas ferramentas de mensagens instantâneas atualmente disponíveis. Porém, tinha questões que precisava que fossem contempladas....
  • A ferramenta adotada deveria ser totalmente gratuita;
  • Permitir o uso à partir do Windows;
  • Ser de uso simples, em português e que preferencialmente facultasse o arquivamento das conversações, mesmo que somente as de texto.
Quando pensamos em soluções VoIP - Voz sobre I.P., tecnologia que permite esse serviço, o primeiro nome lembrado é o Skype. Após a aquisição desse serviço pela Microsoft, o que era interessante, perdeu pontos. Antes da MS tomar conta e unificar seu novo produto a outras ferramentas como o Hotmail, o Skype era relativamente rápido. Não mais! Perdeu muitos pontos para outra opção bastante badalada, o WhatsAspp, preferido entre os mais jovens e early adopters. Esse também sofreu com a transição para o controle do Facebook no início do ano, ainda assim, é simples e prático e poderia resolver minha questão. No entanto, atende unicamente a troca de mensagens de texto.

Tinha ouvido sobre o Viber (outro serviço interessante que se vale do VoIP que não é novidade, apenas pouco utilizado) da minha então namorada, uma pessoa totalmente avessa a tecnologia e que o utilizava para reduzir a distância de familiares. Disponível para iOS; Android; Windows Phone; MacOS X; Linux e também BlackBerry, essa ótima plataforma tem ainda uma versão para Windows. O chato da utilização desse último é a necessidade do vínculo com um número celular para gerar o Viber Number. Depois disso, é só incluir contatos e falar via internet, sem fio e totalmente grátis com os contatos adicionados. Na boa interface em inglês, o que mais impressiona na experiência de uso é a qualidade de áudio das ligações, superior a qualquer outra assemelhada e dá um banho no Skype, por exemplo. Normalmente, chamadas nesse tipo de serviço, apresentam ruídos metálicos e delay que não são percebidos no Viber, que em muitos momentos mais parece uma ligação telefônica convencional. Durante o uso, é preciso atentar apenas para fazer chamadas para os contatos Viber, outro qualquer será tarifado. Contudo, essa ferramenta lançada em 2010, resolveu adequadamente a maioria das minhas questões e recomendo fortemente. Com informações de viber.com.