Translate

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Blogs. Apego aos detalhes...

Quem não fuma, sabe o quão desagradável é sentir odor do tabaco queimado seja onde for... “Anos atrás, ao fotografar uma pousada em Morro de São Paulo, a mais charmosa e primeira da segunda praia daquele belo lugar, caminhando para o quarto pós check-in, percebi o cheiro forte exatamente de cigarro vindo de um aposento bem amplo e comentei com a recepcionista. 
Essa explicou que embora proibido o fumo nos quartos e ainda que tenha informado ao hóspede anterior e em detrimento de sinalizações nesse sentido, esse não atendeu. Depois de sua saída, o proprietário, mesmo tendo sua hospedaria totalmente lotada e necessitando vender aquela acomodação, determinou sua interdição para limpeza das paredes com produtos especiais, pintura total e substituição de colchões e cortinas que costumam impregnar odores, a fim de evitar desconforto de um novo Cliente.


Tal qual naquele empreendimento, em tudo a preocupação com os detalhes é determinante e faz a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empreitada, já comentei sobre em postagens anteriores. Como aqui o capital é a palavra escrita, procuro entender o que meu público gosta de ler e para isso analiso as métricas do Google Analitcs e outras ferramentas com igual função. Estudando esses relatórios me surpreendi ao ver alguns indicadores ruins relacionados à audiência. Mesmo sem esses, com a lida diária e a expressiva participação dos leitores com comentários notadamente após a remoção da moderação, feita com essa intenção, sei como a loja vai evoluindo e por essa razão, numa primeira olhada o índice de rejeição alto apresentado pelo Analitcs assustou bastante. Confesso que a carga da palavra, potencializada pela identificação dessa questão justamente quando passava por problemas pessoais complicados que afetaram diretamente a produção de material para esse espaço nos últimos meses, piorou o cenário. Com uma observação menos passional e mais critica, entendi e aprendi como interpretá-los e principalmente aplicar os ajustes necessários.

Usando as informações do app on-line para testes sitebeam.net inclui o Open Graph, conjunto de instruções criadas pelo Facebook que facultam melhor interação com o conteúdo de um blog ou site às redes sociais e que até então desconhecia. Como sempre monitorei o NeuraDigital com relação a links quebrados, vi com satisfação a inexistência desse tipo de problema que costuma ser duramente penalizado pelos mecanismos de busca, notadamente o Google. Situação semelhante acontece com a otimização para os mobiles e novamente uma pontuação máxima. Bons resultados também pela adoção de um layout leve, sem firulas e uso regrado de imagens que podem comprometer a agilidade nas plataformas convencionais, assim como a ferramenta de tradução cujo bom funcionamento é imprescindível para alavancar visitas do exterior. Na outra ponta, uma sonora bomba na certificação W3C que jamais cogitei buscar pela enorme dificuldade disso e o engessamento que sem duvida alguma representa. A rejeição demonstra que os leitores não passam da primeira página lida o que obviamente é um índice ruim, embora valores altos dessa métrica sejam comuns a blogs, por conta de sua filosofia onde uma única postagem visitada pode ser a procurada, diferente de um site. Ainda assim, numa proposta desse tipo é vital a atenção cotidiana, focando na manutenção da qualidade do conteúdo e em atualizações constantes com o objetivo de evitar a frustração do público, gerando naturalmente maiores índices de rejeição. Para mais sobre o assunto, vale uma lida aqui!