Translate

terça-feira, 22 de março de 2011

Geolocalização, a bola da vez!

A geolocalização é uma das tecnologias que mais crescem atualmente com a consolidação do GPS, acrônimo de Global Positioning System, ou Sistema de Posicionamento Global. Criado originalmente no início dos anos 70 pelos EUA para uso militar, o sistema utiliza-se de satélites de comunicação geo-estacionários.

Apesar de ainda ser utilizado com essa finalidade, mas numa faixa restrita, após mudanças políticas mundiais, passou a ser liberado para uso comercial. A partir dai caiu no gosto do usuário comum como uma ferramenta cotidiana para uso em diversos fins como a navegação marítima e aérea, principalmente na localização de tráfego em inúmeras cidades pelo mundo. A tecnologia também é cada vez mais utilizada em diversos produtos, dentre eles smartphones e máquinas digitais que permitem o registro do local onde foi feita determinada fotografia ou até em coleiras para rastrear animais de estimação (http://bit.ly/hshrRO). No campo dos serviços é que a disseminação da geolocalização se faz mais presente.

O Foursquare, por exemplo, uma rede social baseada nessa tecnologia, permite ao usuário cadastrado compartilhar sua localização com seus contatos em perfis sociais como Twitter e Facebook. O Facebook, aliás, criou seu próprio sistema ao qual deu o nome de Places (entre nós chama-se Locais, mas ainda em implantação). Como a tecnologia depende de conexões de internet de boa qualidade seu uso é mais corriqueiro em smartphones, fazendo com que o desafio agora seja alcançar o usuário do celular de entrada. Por ai dá para imaginar o tamanho e a potencialidade desse mercado....