Translate

quarta-feira, 16 de março de 2011

Bugigangas

Necessitava substituir um mouse Bluetooth quebrado e optei por um Presenter 8000 da Microsoft, marca de inquestionável qualidade. Cheio de chinfra, o device vem acondicionado num estojo plástico para facilitar seu transporte no uso misto como apresentador e também para acomodar seu receptor. Enorme por sinal. Esse dongle que é obrigatório até para máquinas com a interface, é dispensável em computadores Apple. Muito bem....

Partindo do princípio que se tratava de um dispositivo Bluetooth, tentei pareá-lo num micro com essa interface nativa e não funcionou. Tudo bem, talvez fosse necessário instalar sua suíte de aplicativos... Nada! Depois de algumas tentativas sem sucesso, só funcionou quando espetei o dongle que acompanha o mouse, mas seu uso, dessa forma, não me interessava. Tenho Bluetooth justamente pra evitar adaptadores pendurados. Tentei em outra máquina também Bluetooth e funcionou de primeira. Fiquei bem intrigado, já que as duas rodavam Windows 7; uma o Ultimate 64bits a outra o HP 32bits. Seria isso? Não acreditei até me dar conta da diferença das máquinas. Na que não rodou, estava utilizando um gerenciador de dispositivos Bluetooth, o BlueSoleil e na outra o gerenciamento era feito pelo próprio Windows.

Para atender a um Cliente, também precisava compatibilizar um mouse idêntico para utilização em conjunto com um fone de ouvido igualmente Bluetooth, o excepcional SHB6110 da Philips. A questão é que esse fone foi desenvolvido para dispositivos móveis e só roda com um gerenciador como o BlueSoleil já que o Windows não o suporta nativamente. Fez-se o impasse. Testei várias versões do programa até encontrar a 6.2 que permitiu a utilização perfeita, além do conjunto mouse/fone de ouvido, também um celular para uso eventual como modem.

Durante os testes, utilizei esse fone em meu iPad e a integração entre os dois foi perfeita. Depois de pareado, com a facilidade típica dos produtos com a grife de Steve Jobs, além obviamente do ajuste de volume, o fone permite a mudança das faixas em comandos logo abaixo dos de volume, graças ao protocolo AVRCP Audio/Video Remote Control Profile. Também rodou perfeitamente com o Skype, já que dispõe de um bom microfone em seu corpo. Para completar, o fone ainda permite o pareamento de dois dispositivos simultaneamente. Por exemplo, um micro e um celular. Ao receber uma ligação, o aparelho atenua o volume para facilitar a utilização como telefone. O som é muito bom para um produto de sua faixa de preço (R$220,00) com graves bem definidos e encorpados se equiparando a vários modelos com fio de investimento superior. Mesmo o alcance, que não esperava grande coisa, surpreendeu positivamente. Diferente de outros fones sem fio (RF), esse, ao se distanciar da fonte emissora, corta o áudio (característica da tecnologia Bluetooth), bem melhor que outros que ficam falhando e provocando chiados. Só não ganhou nota máxima pela haste que impede seu uso deitado. Como é do tipo de fixação apenas pelas orelhas, sua haste fica excessivamente exposta o que impede o uso na cama, como meu Cliente necessitava. Todavia, suas qualidades o fizeram esquecer esse detalhe. Um produtaço que após esse contato, optei por comprar.