Translate

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Usando um Time Capsule como servidor de conteúdo...

O novo e belo AirPort Time Capsule de 6ª geração.
Disponível em versões de 2 ou 3TB.
Como eu, tenho amigos e clientes que usam um Time Capsule, a ferramenta de backup da Apple, em suas redes locais. Normalmente, usuários que possuem outros produtos da empresa de Cupertino como um Apple TV, um iPad e/ou iPhone.
Embora a proposta do Time Capsule não seja a de um servidor de conteúdo de mídia, em um ambiente desse tipo, rico em gadgets da maçã, pode ser utilizado também para esse fim. Num home-theater, por exemplo.

Ratificando... Essa utilização é para aquele usuário que já dispõe dos aparelhos elencados acima. Investir numa solução dessas não seria interessante pelo custo elevado. Mais em conta, existem opções como o servidor de mídia da Seagate, o Personal Cloud Storage NAS STCG4000100 de 4TB, vendido por US$180, nos EUA.

Ainda que exista a possibilidade de leitura do conteúdo de um TC diretamente por um Apple TV, é preciso fazer jailbreak na caixinha para instalação de um player, o que não recomendo. A forma mais prática é utilizar um app como o OPlayer Lite num iPad, iPhone ou iPod touch que após a configuração do endereço IP e senha de acesso ao Time Capsule nesse, é possível navegar em todo seu conteúdo, executá-lo por streaming no portátil e daí para a Apple TV. Em linhas gerais é simples de fazer. Porém, para garantia de um fluxo de dados sem engasgos, é imprescindível que se use cabos LAN onde for possível. Fica ai a dica!