Translate

quinta-feira, 2 de maio de 2019

Zapier; Ótima opção ao IFTTT....

Desde a última postagem sobre o IFTTT, uma questão nessa prática ferramenta, incomodava sobremaneira. O delay de uma hora para replicar uma postagem. Ainda que não faça mais que uma publicação por dia, esse detalhe trouxe um desconforto razoável ao temperamento de um virginiano sem muita paciência para verificar, passado esse enorme tempo, se a postagem foi concretamente publicada no destino.

Fuçando um pouco mais no próprio IFTTT, cheguei à conclusão que é de fato uma característica da plataforma e sendo assim, nada a fazer.... Como gosto de testar tudo o que aparece ao alcance, lembrei do Zapier, outra ferramenta com idêntica funcionalidade onde tinha um cadastro antigo, que a época (por não atentar para a chatice em publicar igual conteúdo manualmente em várias redes), um teste mais acurado passou batido.

Não que o IFTTT seja complicado em sua aplicação. Um usuário mediano não terá maiores dores de cabeça em sua configuração. No entanto, o Zapier é extremamente simples de configurar.  Criada a conta na plataforma, basta, depois de optar pela rotina que deseja incluir, selecionar os perfis sociais a serem vinculados, dando ai, as devidas permissões à plataforma. Uma dica importante é, antes de criar algum vínculo, logar nos perfis sociais que deseja associar. Mesmo que no momento desse vínculo seja possível conectar aos perfis sociais desejados, com essa ação preventiva, qualquer equivoco na configuração é eliminado. Embora o Zapier informe um delay de 15 minutos para que a postagem seja replicada, nos testes, esse tempo foi bem menor, ficando em torno dos 5 minutos. Algo bastante razoável. Lógico que a versão free tem suas limitações e uma dessas nem chega a ser relevante para a maioria dos usuários, a customização de uma URL curta proprietária (que possuo). Ao permitir o uso de um encurtador, o Zapier adota seu zap.io.



Não obstante facultar, em sua versão gratuita, apenas o Instagram; Pinterest e Twitter, outro detalhe notável que torna o Zapier uma boa solução para esse serviço, é a possibilidade, diferente do IFTTT de manter até 5 rotinas para perfis sociais diversos e atrelados a uma mesma conta. Para maiores opções (inclusive a customização da tal short URL), é necessário partir para uma assinatura ao custo mensal de US$20,00. É importante lembrar também, que, para as postagens feitas no Instagram sejam replicadas sem problemas no Twitter, por exemplo, é preciso respeitar o limite de 280 caracteres para publicações no microblog. Caso excedam esse limite, o Zapier não executa o compartilhamento e dispara um log para o email cadastrado, informando um erro. O Zapier, é realmente uma solução matadora, como diziam em seus bons tempos, os redatores da extinta Info Exame, acerca de ferramentas bacanas como essa. Com informações de zapier.com.