Exemplos de empreendedores de sucesso e que fizeram fortuna no mundo da tecnologia existem aos montes; Bill Gates e seu amigo de longa data Paul Allen ao criarem a Microsoft; os Steve, Jobs e Wosniak com a Apple; Larry Page e Sergey Brin com o Google e mais recentemente Mark Zuckerberg e o brasileiro Eduardo Saverin com o Facebook. Todos coincidentemente em duplas e jovens (não mais o meu caso). Porém, a nova geração de businessman vem surgindo cada vez mais cedo e embora com negócios ou ideias sem o alcance bilionário dos elencados acima, tem surpreendido bastante.
Há algum tempo li um artigo sobre o inglês Harli Jordean, na imagem à direita, que aos oito anos de idade foi considerado o empreendedor mais jovem do mundo e virou celebridade por conta do negócio que criou para venda de bolas de gude online. Sua percepção para esse mercado surgiu após a perda de sua coleção e ao tentar remontá-la viu que não existiam opções via internet, criando em 2011 a loja virtual Marbleking.co.uk que vende seu artigo para vários países, inclusive Brasil. Em função dos volumes que seu site alcançou, atualmente aos 12 anos emprega a mãe e irmãos e divide seu tempo entre a escola, a administração da empresa e palestrando sobre sua história vitoriosa. Outro que costuma palestrar sobre sua caminhada no empreendedorismo, é o programador brasiliense Marco Gomes (premiado em 2013 como Melhor Profissional de Tecnologias de Marketing do ano pela The World Technology Network), que em 2007 aos 19 anos criou o Boo-Box, uma ferramenta para monetização segmentada para blogs (que utilizo aqui), sites e redes sociais assemelhado ao Google Adsense. Hoje sua companhia tem em carteira mais de 1500 anunciantes, alcançando um número maior que 60 milhões de visualizações ao mês.
Ano passado, postei sobre o game FlapMMO criado pelo filho de um amigo. Na época o jogo do jovem baiano ganhou rápida repercussão em publicações pelo Brasil e tantas outras fora, com bom êxito também financeiro. Porém, recentemente o rapaz aos 19 anos, desenvolveu o Agar.io (do Agar, substância gelatinosa, obtido a partir de algas e usado no Japão para criar até sobremesas) igualmente para plataforma web e Multijogadores Massivos Online - MMO. Extremamente simples em conceito, tornou-se rapidamente numa febre maior que o anterior caindo nas graças do mundo e arregimentando mais de dois milhões de usuários ao dia e consequentemente atraindo o interesse de quem trabalha nesse mercado multibilionário, o que deve em breve trazer versões mobile desse viciante game. Oriundo de uma família de empreendedores, a observar suas criações, é de se imaginar que tenha um bom futuro como empresário de sucesso. Com informações de harlijordean.com, marbleking.co.uk, marcogomes.com/blog.

