Translate

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

O reboot dos Thunderbirds...

Num texto postado no final de 2014, comentando sobre alguns seriados e filmes que curtia e ainda assisto, aguardava ansioso a nova versão feita em CGI - Computer Graphics Imagery do clássico dos anos 60 Thunderbirds ou Thunderbirds em Ação e o preferido desde aqueles tempos....

Gerry Anderson que faleceu em 2012 aos 83 anos,
ao lado do filho e responsável pela nova série,
Jamie Anderson.
O novo seriado baseado no maior sucesso do mago das marionetes Gerry Anderson e sua então mulher Sylvia Anderson, é capitaneado pelo filho de Anderson, Jamie de seu terceiro e último casamento com Mary Robins que esteve com o produtor inglês até seu falecimento. Produzido pelo canal ITV - Independent TeleVision da Inglaterra faz parte das comemorações dos 50 anos da criação do seriado Thunderbirds, que pelo menos para mim, possui a melhor canção tema já composta. Comparar esse reboot com o clássico é obviamente inevitável e ao mesmo tempo complicado. Ainda hoje, quem assiste ao seriado original fica impressionado com o esmero de sua produção feita com modelos em escala e marionetes que utilizavam uma interessante invenção de Gerry Anderson. Diferente do que existia sobre esse tipo de boneco manipulável e sua tradicional boca cortada, o produtor criou um sistema de solenoides ativadas eletricamente pelo sinal do áudio do dublador o que lhes dava mais naturalidade. A essa técnica, deu o nome de SuperMarionation.


Caso não visualize a imagem acima,
abra a postagem diretamente no blog.
Para quem não conhece, essa série narrava as missões de um pequeno grupo idealizado por um ex-astronauta e bilionário que construiu em uma ilha secreta, um serviço de resgate sem fronteiras, altamente sofisticado com máquinas super-avançadas criadas por um gênio apelidado Brains. A primeira diferença entre as versões surge aqui. No reboot da ITV levado ao ar a partir de abril de 2015, produzido com uma fusão de computação gráfica e farta adoção de maquetes, a figura do fundador Jeff Tracy não existe e o Resgate Internacional é comandado pelo primogênito Scott Tracy. Sem duvida para melhorar a penetração junto ao público mais jovem, outra personagem foi rebatizada e ganhou nova função. Tin-Tin Kyrano, filha do mordomo da família Tracy, Kyrano (mais uma ausência), na visão de Jamie Anderson é Kayo e pilota um jato chamado Thunderbird Shadow com design (imagem acima) que é uma clara referencia aos Angel Interceptor do seriado Captain Scarlet de 1967/1968 e outra criação de Gerry Anderson após o término dos Thunderbirds e igualmente utilizando marionetes. No quarto episódio dessa primeira temporada contratada, surge outro personagem visto eventualmente na clássica, o coronel Casey, amigo do patriarca dos Tracy, aqui como a militar que comanda a Força de Defesa Global, organização que combate os malfeitos do Hood. Releituras são normais, mas existem personagens que simplesmente não podem ser removidos e/ou alterados e em Thunderbirds, a dupla formada por Lady Penelope (aqui dublada pela bela inglesa Rosamund Pike, famosa por seu papel como Miranda Frost em 007 - Um Novo Dia Para Morrer de 2012) e seu fiel motorista Parker é um caso. Também com pegada mais jovem, a agente secreta agora acompanhada por um PUG (minha raça canina preferida), preserva o rosa de seu icônico Rolls-Royce de seis rodas que pode voar como na visão live-action de 2004 do diretor Jonathan Frakes para o cinema. Embora meus filhos de 16 e 14 anos tenham gostado dos episódios que assistiram, Thunderbirds Are Go reload 2015 merece uma olhada carinhosa por quem tem mais de 40 anos. Logo no primeiro episódio existe uma referência a outro sucesso de Gerry Anderson, Stingray sobre uma patrulha marítima com um submarino que empresta título ao seriado e nessa visão apresentado como o predileto de John Tracy que comanda o Thunderbird 5. Com informações de itv.com e wikipedia.org.