A solução existe desde 2012 quando a rede de Mark Zuckerberg, fortalecendo sua crença de que a internet é essencialmente mobile, criou o poderoso e gratuito Facebook Pages Manager, naquele momento unicamente para o iOS. Ao longo do tempo com sua evolução, ganhou também uma versão para o Android, tornando a administração de uma página algo bastante transparente e simples.
Com usabilidade intuitiva, depois de instalado e conectado ao perfil pessoal que controla uma ou mais fanpages, essas são apresentadas na parte esquerda do painel, como visto na imagem acima.
Entre as tantas variáveis monitoradas por esse aplicativo estão as mensagens que podem ser visualizadas e respondidas imediatamente após uma notificação push ou não. Basta uma conexão a internet para isso.
(*)Embora goste da opção anterior por ajudar a manter a página viva, outra que faculta um gerenciamento mais célere dos contatos recebidos e principal preocupação aqui, é a ferramenta que o Facebook denomina Chamada de Ação. Basicamente a inclusão de links que permitem o vínculo de conteúdo externo à rede social através de um botão na página, ligando-o, por exemplo a um endereço eletrônico ou mesmo à página de contato do site do proprietário da fanpage. A vantagem flagrante disso é centralizar num único espaço todas as solicitações/consultas feitas ao perfil social em questão. Para incluir essa ótima ferramenta, depois de logado na página, clique no botão [Criar chamada de ação] que aparece no canto inferior direito do papel de parede.
Com usabilidade intuitiva, depois de instalado e conectado ao perfil pessoal que controla uma ou mais fanpages, essas são apresentadas na parte esquerda do painel, como visto na imagem acima.
Entre as tantas variáveis monitoradas por esse aplicativo estão as mensagens que podem ser visualizadas e respondidas imediatamente após uma notificação push ou não. Basta uma conexão a internet para isso.
(*)Embora goste da opção anterior por ajudar a manter a página viva, outra que faculta um gerenciamento mais célere dos contatos recebidos e principal preocupação aqui, é a ferramenta que o Facebook denomina Chamada de Ação. Basicamente a inclusão de links que permitem o vínculo de conteúdo externo à rede social através de um botão na página, ligando-o, por exemplo a um endereço eletrônico ou mesmo à página de contato do site do proprietário da fanpage. A vantagem flagrante disso é centralizar num único espaço todas as solicitações/consultas feitas ao perfil social em questão. Para incluir essa ótima ferramenta, depois de logado na página, clique no botão [Criar chamada de ação] que aparece no canto inferior direito do papel de parede.
Em seguida, deve ser definido no pequeno menu apresentado (imagem ao lado), a ação desejada. Na fanpage do NeuraDigital, optei pelo [Fale Conosco], direcionando para a página de contato do blog.
Concluída a etapa onde é informado o link, é possível [Configurar um link para um aplicativo] específico para os sistemas iOS e/ou Android. Não existindo essa necessidade, basta manter a caixa marcada como [No] e [Criar] para salvar.
O resultado é uma apresentação mais elegante e lógica para um contato do que a mensagem nativa, que desabilitei. As opções de configuração para o botão estão disponíveis apenas para o administrador da página, como pode ser observado na imagem acima. Um visitante ao clicar, será imediatamente direcionado para o link configurado e numa nova aba do navegador. Como bônus, essa ferramenta conta com as estatísticas do Facebook sobre sua utilização.