Tanto quanto na criação de uma boa identidade que represente o mais claramente possível a proposta de um novo negócio ao seu público alvo, atualmente um empreendedor deve dar igual atenção à visibilidade digital que esse espaço terá e independente de sua linha de atuação, marcar (ainda que minimamente) presença nas mais relevantes plataformas do universo social; Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest, mesmo inexistindo a intenção imediata ou efetiva em sua utilização. A reboque, tal cuidado impede seu uso por um eventual homônimo.
Situações do gênero são bastante corriqueiras e se incomodam quando ocorrem entre ramos de atividade distintos, podem concretamente trazer prejuízos num mesmo nicho. Dessa forma ao pensar em sua marca, é válido em paralelo, estruturar os endereços a serem utilizados nas mais diversas redes sociais. Ao realizar esse serviço para um Cliente (após definição em conjunto de algumas opções), crio perfis no máximo de plataformas possível, mesmo as que dificilmente utilizará. Nesses processos, utilizo o namechk que executa uma busca nos principais serviços sociais pela disponibilidade de um endereço URL previamente informado. Ainda assim, como cada rede tem suas especificidades na montagem desse endereço virtual, para a obtenção do melhor resultado é preciso entender algumas limitações:
- Na criação de uma página de fãs (fanpage), o Facebook, por exemplo, aceita unicamente caracteres alfanuméricos (letras e números) na estrutura URL a ser gerada;
- Instagram e Twitter igualmente admitem a criação desse endereço com caracteres alfanuméricos tradicionais, porém aceitam o ASCII underline (_). Embora o Instagram acate nomes com até 30 caracteres, é interessante montar essa identidade dentro dos 15 caracteres, limite do Twitter. Nada simples, sem duvida.
Como normalmente a representação gráfica de um perfil social é precedido pelo ícone da rede em questão, a cuidadosa elaboração de um nome comum apresenta um resultado estético mais elegante e denota respeito ao canal de comunicação quando aplicado a material promocional, por exemplo.