Pensei assim ao ver a câmera fotográfica Lytro, lançada comercialmente ano passado. Afinal, Steve Jobs gostou tanto do projeto do malaio Ren Ng que chegou a reunir-se com esse, quando ainda dirigia a Apple. Aparentemente, a intenção era incluir a tecnologia de Ng no iPhone.
A Lytro é uma digital, que diferentemente das convencionais, permite o ajuste do foco após fazer a foto. A mágica acontece graças à captura dos raios de luz processados em seu intrincado conjunto de lentes. Dispõe de uma tela sensível ao toque de 1,5”, e é fabricada em três opções de cores e duas de armazenamento (*) em sua memória flash que não pode ser expandida. O que acho estranho é sua pega. No formato de paralelepípedo, ainda que permita a utilização com uma única mão nos dois comandos, de zoom e captura, passa impressão de insegurança.
Mesmo com toda a inovação que definitivamente representa, suas vendas não foram expressivas. Surpresa alguma ao ver seu custo de US$399,00 para o modelo com *8GB e US$499,00 para o de *16GB. É um equipamento caro. Provavelmente por conta dessas questões, a empresa desde abril último tem um novo CEO, Jason Rosenthal. Egresso da AOL e HP, chegou anunciando valores menores e novidades para o ano seguinte. Sem, no entanto especificar quais...
Tem realmente que correr atrás. Como a Lytro não gera imagens com qualidade para impressão e sim compartilhamento em redes sociais (seu público), acredito que suas características seriam mais interessantes agregadas num celular. Justamente como a Nokia, tradicional fabricante de smartphones com boas câmeras vem trabalhando em parceria com a Pelican Imaging. Uma startup da Califórnia, que desenvolveu uma tecnologia semelhante a da Lytro, porém com sensores mais delgados que podem ser aplicados em telefones celulares, por exemplo. Pedi uma câmera dessas ano passado a uma amiga que viajou aos EUA e para minha sorte estava indisponível. Queria testá-la, escrever com mais propriedade e em seguida vendê-la. Pelo visto, teria ficado com um elefante branco nas mãos. É um equipamento de nicho. Clicando nas imagens abaixo, é possível ajustar o foco como desejado e entender o funcionamento desse interessante gadget. Com informações de allthingsd.com, theverge.com, news.cnet.com e lytro.com.
