Translate

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pra quem curte músicas, o Shazam é indispensável...

Como todo fã de músicas, o ato de organizar uma coleção de CD’s ou Vinil, é um prazer a parte. No caso da música em meio digital, esse prazer é ampliado pelo grande número de possibilidades de armazenamento. Minha modesta coleção de MP3 com pouco mais de 9000 músicas é totalmente organizada por artista e com todas as tags, incluindo naturalmente, a capa de cada álbum.

Um amigo com gosto musical parecido e dono de uma bela discoteca em Vinil, converteu suas preciosidades para meio digital e me presenteou com vários CD’s contento muitas e muitas horas de música da melhor qualidade pelo que descreveu. Quando me deu esse mimo agradeci muito e ao abrir os discos a vontade foi de xingar meu amigo... Sem paciência para nomear cada canção e não utilizar algum aplicativo com essa finalidade, gravou as músicas com aquelas modorrentas track 1; 2 e lá vai. Para piorar! As músicas eram mesmo muito boas. Algumas conhecia e já tinha e nem me preocupei em ajustar, apenas descartei. No entanto, muitas outras, além de estarem muito bem gravadas, eram raras e passei a buscar uma forma para identificá-las corretamente. Consultei meu amigo para tentar solucionar o problema, porém ele não pôde fazer nada, visto que sua coleção de discos analógicos é muito extensa e para corrigir teria de refazer tudo.

Tentei um software que identifica músicas ao ouvi-las, o Tunatic. Sem sucesso! Na época, sua base de dados era muito pequena e até canções consideradas populares não eram reconhecidas. Separei, então, as que realmente não poderiam ser excluídas e, vez por outra, tentava alguma forma para identificar. Muito tempo se passou até encontrar no Orkut uma comunidade de canções antigas, justamente da época daquelas que ganhei. Nessa comunidade, finalmente consegui identificar as 3 últimas que estavam me atormentando a vida. Essa questão levou alguns anos pra ser resolvida. Hoje, com a velocidade com que se desenvolvem novas tecnologias, esse tipo de percalço não existe mais. Sempre fuçando na net me bati com um aplicativo para iPad chamado Shazam que no breve review descrevia suas habilidades na identificação de músicas, assim como o citado Tunatic, apenas  ouvindo a canção. Incrédulo da experiência anterior com o aplicativo semelhante, instalei-o e desde então, tem sido um excelente companheiro nas audições que gosto de fazer em rádios pela grande rede.

Com interface muito intuitiva, assim como quase tudo para o tablet da maçã, permite o arquivamento da biblioteca consultada, apresenta a capa do disco na maioria absoluta das buscas que fiz, mostra outras obras do artista pesquisado e ainda uma sinopse do material. Até o momento identificou simplesmente 100% de tudo que fi-lo ouvir, incluindo aí algumas canções brasileiras. Na verdade mais para testar mesmo, já que minha preferência é internacional.

Seu nome (de grafia assemelhada) lembrou um antigo desenho animado dos estúdios Hanna-Barbera que narrava as aventuras de dois irmãos que invocavam o poderoso gênio Shazzan ao tocarem as metades de seus anéis mágicos. Esse Shazam tem poder concebido pela tecnologia, mas parece magia. Uso a versão para o iOS, mas existe a online, uma comunidade totalmente voltada a músicas que exige um cadastro para integrá-la, nos moldes de uma rede social. Está disponível também para Android com mais uma deliciosa cereja no bolo... É gratuito!


Shazzan...Uma pequena lembrança de um desenho realmente "mágico"