Além de alimentar os sonhos de muitos dos
seus fanáticos usuários, a Apple também fornece material para uma infindável
legião de sites, blogs e analistas que tentam, muitas vezes em vão, antever e/ou desvendar seus lançamentos. O
mercado do rumor. Nesse, existe até quem use a definição como
identidade, exemplo da MacRumors, uma das mais antigas publicações sobre a
Apple e suas novidades, sempre envoltas em mistérios. Tentar prospectar o
que
os engenheiros e técnicos de Cupertino estão tramando, se tornou um grande
negócio. Já que estamos tratando de rumores, ai vão alguns que tem
alimentado muitas publicações recentemente. Uns já se tornaram clássicos, como
o mini iPhone ou mais jovens como o automóvel da Apple ou iCar, que
seria um dos sonhos de Steve Jobs.
iWatch
Dos mais
recorrentes, trata do que seria o relógio da Apple. Um acessório de pulso touchscreen,
a prova d'água, carga da bateria sem fio, com interação ao iPad e
principalmente ao iPhone por wi-fi ou bluetooth. Abordei esse assunto num post recente.
Nos últimos
dias, algumas notas deram conta que a empresa vem desenvolvendo com parceiros
uma tela de vidro curvo, aliado ao vazamento de informações de que teria uma
equipe de 100 pessoas trabalhando no projeto de um smartwatch, reforçaram a
crença nesse produto.
Esses ditos vazamentos
pedem um olhar mais cuidadoso. Apesar da Apple nunca ter revelado quantos
técnicos envolve diretamente em seus projetos, o número vazado é difícil
de aceitar, considerando a paranóia que a empresa tem com o segredo industrial.
Além disso, é sabido que a marca criada pelos dois Steve, Jobs e Wosniak, gosta
de vazar informações sigilosas falsas a fim de testar a fidelidade
de seus funcionários e a observar as fontes desses recentes rumores que são basicamente
o site Bloomberg, o New York Times e o The Wall Street Journal, a tese de que a
Apple vem montando uma cortina de fumaça frente a mídia, ou até com auxílio de
parte dela, ganha corpo.
O que mais chama atenção, porém, é que se a Apple realmente entrar nesse nicho,
não será a inovadora que foi ao criar o iPod, iPhone, iPad e o ultrabook na
forma de seu MacBook Air, a não ser que traga um conceito revolucionário. Ainda
assim, acredito que estejam preparando um produto para competir com tantos
outros que vem surgindo, como o também rumoroso smartwatch da sua mega concorrente
Samsung. É esperar pra ver.
iTV
A TV da Apple é
uma das apostas mais lógicas de lançamento. Esse item também vem gerando
inúmeras especulações de que já estaria em testes pela chinesa Foxconn,
parceira da maçã na fabricação dos seus produtos. Depois do sucesso da AppleTV a pequena caixinha que traz todo o conteúdo da iTunes Store para
qualquer aparelho de televisão que disponha de uma conexão HDMI, a iTV, é a
evolução natural. Porém, assim como no relógio, só vejo sentido num produto
desse tipo se trouxer algo impactante, como a resolução 4k, por exemplo, e que
faça diferença num mercado tão rico em opções.
iCar
O rumor mais
interessante é o de maior dificuldade de se concretizar. O carro da maçã. Esse
era um sonho que Jobs queria ver realizado. Um automóvel que tivesse integração
total com seus produtos, principalmente o conceito do SIRI, e foi confirmado por
Mickey Drexler, um dos membros do conselho da empresa. Infelizmente, Steve Jobs
que faleceu em outubro de 2011, não teve tempo de se ocupar desse projeto.
iPhone 5S
Mal o iPhone 5 chegou ao Brasil e já se especula um novo modelo. Provavelmente um 5S, seguindo a tendência da quarta geração. Após o surgimento das novas versões de seu iPhone e iPods, a Apple deu pistas de que traria mudanças a cada ano. Fotos do que seria o novo aparelho foram publicadas pelo site chinês zol.com.cn. Pelas imagens, o smartphone apresentado é bastante semelhante ao 5 e observando seu tamanho pelo paquímetro ao lado, depreende-se que tenha as mesmas dimensões do antecessor, o que leva a crer que a Apple manteria o mesmo conceito aplicado ao 4S, fazendo ajustes de configuração e quase nenhum estético, exceto cores a exemplo do iPod nano de 7ª geração. Isso se as imagens realmente forem do novo iPhone. Outra especulação sugere que o telefone viria acompanhado de um maior e outro menor, porém ao longo do ano em lançamentos distintos. Ai, acredito num aparelho menor e preço para combater os Android mais baratos. Um mercado imenso que a Apple simplesmente não alcança. Os países da BRIC, são ótimos exemplos de consumidores de um iPhone mais barato. Pensar num aparelho desses maior é estranho ainda que o mercado aponte para essa tendência com muitos celulares denominados iPhablets, junção de smartphone e tablet. O sucesso de vendas de produtos como o Samsung Galaxy Note II com suas 5.5" de tela, referendam essa ideia. Para o modelo maior, as especulações apostam num celular com tela de 4,8" ou 5,0", portanto maior que as 4,0" do iPhone 5 e menor que as 7,9" do iPad mini. A possibilidade de a Apple seguir alguém soa muito estranha, o normal é ser seguida. Contudo, isso pode tratar-se da sua manutenção como maior empresa de tecnologia do mundo.
iPad5 e iPad mini2
Para o iPad, vários sites apontam uma remodelação física, que seria bastante coerente. Desde seu lançamento o tablet sofreu uma mudança significativa somente da primeira para a segunda geração. Na terceira, a mudança é basicamente de hardware. Embora fisicamente também tenha sido alterado, essa é quase imperceptível. O mini deve ganhar a tela retina e uma pequena redução no preço por conta da escala de produção, sem alterações no design. Ambos seriam apresentados já no mês de abril próximo.
iOS 7
O melhor de todos
os rumores e o que torço para que seja confirmado é a possibilidade de
multitarefa que viria embarcado no novo sistema dos portáteis da Apple, a ser
lançado em meados de 2013.
Mac Pro
A Apple tem
atualizado seus iPods, iPhones e iPads com certa frequência. No caso do iPad4,
somente sete meses após o lançamento do modelo de terceira geração, deixando
inúmeros proprietários irritados (sou um desses) com a retirada de produção de
um item tão novo. Atividade semelhante, se observa na linha dos notebooks. Os
MacBooks vem sofrendo implementações interessantes. Novos processadores, tela
retina, USB 3.0 e até HDMI, coisa que acredito não veríamos em seus portáteis,
caso Steve Jobs ainda estivesse entre nós. O iMac também sofreu alterações de
design e conteúdo que o tornaram ainda mais bonito e eficiente. Na outra ponta,
seu produto para o mercado de servidores, o Mac Pro, não tem visto atualizações
significativas desde 2010. Sem dúvida reflexo da visão de Jobs que nunca
escondeu seu foco no indivíduo e não nas grandes corporações, o público natural
do Pro.
A declaração recente do CEO Tim Cook, de que a empresa somente se manteria em
mercados onde fizesse diferença, somado a informação oficial de que à partir do
dia 18 de fevereiro de 2013, o Pro sairia do portfólio de produtos na Europa,
deixou a impressão do fim para seu servidor. Na verdade a razão para a
paralisação da comercialização no bloco, foi por conta de uma nova
regulamentação sobre proteções elétricas da região a entrar em vigor no
primeiro dia de março e a qual o Mac Pro não atende. Alguns dias após esse
anúncio oficial, a página do revendedor na França, replicando a informação,
comunicou que a nova linha de servidores da maçã estaria disponível ainda no
primeiro trimestre de 2013. Num campo dominado por sistemas Linux, com
Dell e onde até a combalida HP se destaca, tirar simplesmente um produto
sem dar ciência aos seus usuários sobre seu futuro poderia ser desastroso para
a Apple. Por isso essa notificação incomum, se fez necessária. Com informações
de zdnet.com, macrumors.com, bloomberg.com, venturebeat.com, 9to5mac.com, cultofmac.com, mayapalo.com, forbes.com, techspot.com, mashable.com, ifans.com,
sharedtutor.com.


