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terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Os rumores do mundo da maçã.

Além de alimentar os sonhos de muitos dos seus fanáticos usuários, a Apple também fornece material para uma infindável legião de sites, blogs e analistas que tentam, muitas vezes em vão, antever e/ou desvendar seus lançamentos. O mercado do rumor. Nesse, existe até quem use a definição como identidade, exemplo da MacRumors, uma das mais antigas publicações sobre a Apple e suas novidades, sempre envoltas em mistérios. Tentar prospectar o
que os engenheiros e técnicos de Cupertino estão tramando, se tornou um grande negócio. Já que estamos tratando de rumores, ai vão alguns que tem alimentado muitas publicações recentemente. Uns já se tornaram clássicos, como o mini iPhone ou mais jovens como o automóvel da Apple ou iCar, que seria um dos sonhos de Steve Jobs.

iWatch

Dos mais recorrentes, trata do que seria o relógio da Apple. Um acessório de pulso touchscreen, a prova d'água, carga da bateria sem fio, com interação ao iPad e principalmente ao iPhone por wi-fi ou bluetooth. Abordei esse assunto num post recente.  
Nos últimos dias, algumas notas deram conta que a empresa vem desenvolvendo com parceiros uma tela de vidro curvo, aliado ao vazamento de informações de que teria uma equipe de 100 pessoas trabalhando no projeto de um smartwatch, reforçaram a crença nesse produto.

Esses ditos vazamentos pedem um olhar mais cuidadoso. Apesar da Apple nunca ter revelado quantos técnicos envolve diretamente em seus projetos, o número vazado é difícil de aceitar, considerando a paranóia que a empresa tem com o segredo industrial. Além disso, é sabido que a marca criada pelos dois Steve, Jobs e Wosniak, gosta de vazar informações sigilosas falsas a fim de  testar a fidelidade de seus funcionários e a observar as fontes desses recentes rumores que são basicamente o site Bloomberg, o New York Times e o The Wall Street Journal, a tese de que a Apple vem montando uma cortina de fumaça frente a mídia, ou até com auxílio de parte dela, ganha corpo.

O que mais chama atenção, porém, é que se a Apple realmente entrar nesse nicho, não será a inovadora que foi ao criar o iPod, iPhone, iPad e o ultrabook na forma de seu MacBook Air, a não ser que traga um conceito revolucionário. Ainda assim, acredito que estejam preparando um produto para competir com tantos outros que vem surgindo, como o também rumoroso smartwatch da sua mega concorrente Samsung. É esperar pra ver.


iTV

A TV da Apple é uma das apostas mais lógicas de lançamento. Esse item também vem gerando inúmeras especulações de que já estaria em testes pela chinesa Foxconn, parceira da maçã na fabricação dos seus produtos. Depois do sucesso da AppleTV a pequena caixinha que traz todo o conteúdo da iTunes Store para qualquer aparelho de televisão que disponha de uma conexão HDMI, a iTV, é a evolução natural. Porém, assim como no relógio, só vejo sentido num produto desse tipo se trouxer algo impactante, como a resolução 4k, por exemplo, e que faça diferença num mercado tão rico em opções.

iCar

O rumor mais interessante é o de maior dificuldade de se concretizar. O carro da maçã. Esse era um sonho que Jobs queria ver realizado. Um automóvel que tivesse integração total com seus produtos, principalmente o conceito do SIRI, e foi confirmado por Mickey Drexler, um dos membros do conselho da empresa. Infelizmente, Steve Jobs que faleceu em outubro de 2011, não teve tempo de se ocupar desse projeto. 

iPhone 5S

Mal o iPhone 5 chegou ao Brasil e já se especula um novo modelo. Provavelmente um 5S, seguindo a tendência da quarta geração. Após o surgimento das novas versões de seu iPhone e iPods, a Apple deu pistas de que traria mudanças a cada ano. Fotos do que seria o novo aparelho foram publicadas pelo site chinês zol.com.cn. Pelas imagens, o smartphone apresentado é bastante semelhante ao 5 e observando seu tamanho pelo paquímetro ao lado, depreende-se que tenha as mesmas dimensões do antecessor, o que leva a crer que a Apple manteria o mesmo conceito aplicado ao 4S, fazendo ajustes de configuração e quase nenhum estético, exceto cores a exemplo do iPod nano de 7ª geração. Isso se as imagens realmente forem do novo iPhone. Outra especulação sugere que o telefone viria acompanhado de um maior e outro menor, porém ao longo do ano em lançamentos distintos. Ai, acredito num aparelho menor e preço para combater os Android mais baratos. Um mercado imenso que a Apple simplesmente não alcança. Os países da BRIC, são ótimos exemplos de consumidores de um iPhone mais barato. Pensar num aparelho desses maior é estranho ainda que o mercado aponte para essa tendência com muitos celulares denominados iPhablets, junção de smartphone e tablet. O sucesso de vendas de produtos como o Samsung Galaxy Note II com suas 5.5" de tela, referendam essa ideia. Para o modelo maior, as especulações apostam num celular com tela de 4,8" ou 5,0", portanto maior que as 4,0" do iPhone 5 e menor que as 7,9" do iPad mini. A possibilidade de a Apple seguir alguém soa muito estranha, o normal é ser seguida. Contudo, isso pode tratar-se da sua manutenção como maior empresa de tecnologia do mundo.

iPad5 e iPad mini2


Para o iPad, vários sites apontam uma remodelação física, que seria bastante coerente. Desde seu lançamento o tablet sofreu uma mudança significativa somente da primeira para a segunda geração. Na terceira, a mudança é basicamente de hardware. Embora fisicamente também tenha sido alterado, essa é quase imperceptível. O mini deve ganhar a tela retina e uma pequena redução no preço por conta da escala de produção, sem alterações no design. Ambos seriam apresentados já no mês de abril próximo.

iOS 7

O melhor de todos os rumores e o que torço para que seja confirmado é a possibilidade de multitarefa que viria embarcado no novo sistema dos portáteis da Apple, a ser lançado em meados de 2013.

Mac Pro

A Apple tem atualizado seus iPods, iPhones e iPads com certa frequência. No caso do iPad4, somente sete meses após o lançamento do modelo de terceira geração, deixando inúmeros proprietários irritados (sou um desses) com a retirada de produção de um item tão novo. Atividade semelhante, se observa na linha dos notebooks. Os MacBooks vem sofrendo implementações interessantes. Novos processadores, tela retina, USB 3.0 e até HDMI, coisa que acredito não veríamos em seus portáteis, caso Steve Jobs ainda estivesse entre nós. O iMac também sofreu alterações de design e conteúdo que o tornaram ainda mais bonito e eficiente. Na outra ponta, seu produto para o mercado de servidores, o Mac Pro, não tem visto atualizações significativas desde 2010. Sem dúvida reflexo da visão de Jobs que nunca escondeu seu foco no indivíduo e não nas grandes corporações, o público natural do Pro.

A declaração recente do CEO Tim Cook, de que a empresa somente se manteria em mercados onde fizesse diferença, somado a informação oficial de que à partir do dia 18 de fevereiro de 2013, o Pro sairia do portfólio de produtos na Europa, deixou a impressão do fim para seu servidor. Na verdade a razão para a paralisação da comercialização no bloco, foi por conta de uma nova regulamentação sobre proteções elétricas da região a entrar em vigor no primeiro dia de março e a qual o Mac Pro não atende. Alguns dias após esse anúncio oficial, a página do revendedor na França, replicando a informação, comunicou que a nova linha de servidores da maçã estaria disponível ainda no primeiro trimestre de 2013. Num campo dominado por sistemas Linux, com Dell e onde até a combalida HP se destaca, tirar simplesmente um produto sem dar ciência aos seus usuários sobre seu futuro poderia ser desastroso para a Apple. Por isso essa notificação incomum, se fez necessária. Com informações de zdnet.com, macrumors.com, bloomberg.com, venturebeat.com, 9to5mac.com, cultofmac.com, mayapalo.com, forbes.com, techspot.commashable.com, ifans.com, sharedtutor.com.