Segundo um dito popular; De Médico e Louco Todo Mundo Tem Um Pouco. Não tenho nada de médico, de louco talvez. Uns acham que cometo alguns excessos. Explico. Curto muito bugigangas eletrônicas e toda sorte de itens que facilitem o cotidiano. Reconheço certo exagero em uma ou outra questão. Porém, todos temos nossas neuras....
A música, por exemplo. Essa sempre foi minha praia. Na infância ouvia vinil no sistema da família. Naqueles tempos, não existiam os tocadores de músicas pessoal. Eram os Long Plays e
as fitas K7. Nada mais. Ao longo dos anos isso foi mudando até os dias de hoje, com os MP3
players. Sinto saudades de umas coisas e outras de forma nenhuma. Das que não
deixaram boas lembranças, estão as caixas de som. Embora tivéssemos um
equipamento da Philips, importado da Holanda e considerado excelente
para aqueles dias, o som reproduzido nos falantes era sofrível. Lógico que comparando aos
padrões atuais. Sem melhores referenciais, na época considerava ótimo. Mesmo que não tenha o chamado ouvido
absoluto, minha audição é muito boa, o que complica tudo.
Com
o advento dos aparelhos portáteis de qualidade que acho bem interessantes (incluindo ai os fones de ouvido), começaram minhas dificuldades. Para o ato de ouvir músicas ser prazeroso, um bom equipamento é imprescindível e como já fazia no som doméstico, evitando dissabores, procurei me cercar por produtos de renome. Se focar só no preço, invariavelmente terá dores de cabeça.
 |
| Passe o mouse sobre a imagem |
Em 2007, por questões profissionais, conheci a fabricante de soluções de áudio Edifier. De origem chinesa, mas com estrutura de desenvolvimento de projetos montada no Canadá, a empresa ganhou vários prêmios de design pelo mundo com sistemas de excepcional qualidade. Quando descobri a Edifier, essa não tinha entre nós o respeito que desfruta hoje, conquistado por conta do esmero em seus processos de fabricação e a preocupação com boas sacadas estéticas. Assim também, o preconceito por sua origem foi rapidamente esquecido. Tornei-me fã da grife, evangelizador, usuário de alguns dos seus produtos (imagem) e orgulhoso por ter contribuído um pouco para que entrasse em nosso mercado.
Exceto a Edifier MP300, que permanece estacionada em casa para o MacBook, outras integram minhas mochilas; Uma Genius (marca chinesa que se tornou quase um sinônimo de mouse, popularizando com valores aceitáveis esse pequeno dispositivo nos anos 80) SP-I160 preta na SUMDEX PON-417BK de trabalho para testes eventuais e outra branca de idêntico modelo na mala carteiro Golla, para o iPad. Gosto dessas, por terem bateria recarregável que lhes dão autonomia para 4 horas de som agradável, apesar das dimensões mínimas. Na Kensigton Contour Cargo fica a Edifier MP230 que funciona alimentada por USB, 4 pilhas AA ou AC e áudio que permite curtir o conteúdo de mídia mantido no notebook com ótima percepção de efeitos. (*)A nova Harman/Kardon Esquire Mini (uma caixa Bluetooth com bateria interna que pode ainda alimentar outros devices conectados à sua porta USB), integra a Targus Pewter para uso com o Air e por último, no set de acessórios da SUMDEX PON-368BK, mantenho uma MP15 da Edifier que igualmente opera a bateria com autonomia para 5 horas onde faz companhia ao netbook para o entretenimento em trânsito. Além disso, essa caixinha tem um player de MP3, que são executadas a partir de um cartão de memória SD quando alocado em seu leitor.
Para carregar o iPod nano, adotei a dock JBL On Stage Micro II que recebe bem o tocador com a pulseira Lunatik em qual o conservo para uso como relógio (imagem ao lado). Essa caixa é muito boa e apesar de seu tamanho reduzido, tem um som potente, porém sem graves marcantes. Naturalmente... Contudo, em conjunto com o controle remoto, se torna um sistema de som bastante interessante para ambientes pequenos.
 |
| Passe o mouse sobre a imagem |
Já
para o iPad, optei por uma dock da iLuv, a iMM727. Essa estação tem um
diferencial muito bacana, faculta o uso do tablet na vertical ou
horizontal. Obviamente pode receber outros portáteis da Apple, mas no
meu caso, é dedicada ao iPad. Também dotada de controle remoto e graves bem pronunciados, essa tem um som de gente grande. Ótima aquisição!
Pois é... Gosto muito de sistemas de áudio portáteis.