Fujitsu GPS Cane... Uma bengala hi-tec
Aos 52 anos não me sinto velho como meus filhos de treze e doze gostam de insinuar. Apesar de saber ser apenas uma brincadeira dos garotos já que não aceitam que ninguém além deles diga isso, os anos são implacáveis realmente....
"Aos vinte, achava que ia ser jovem para sempre. Sei que era loucura, mas muitos pensavam assim e acredito, outros tantos ainda pensem. Mesmo que não esteja preocupado com o avanço dos anos, todos temos de nós preparar para isso".
Felizmente, mais uma vez a tecnologia vem dar uma mão nessa questão. Na verdade uma bengala. Refiro-me ao dispositivo desenvolvido pela japonesa Fujitsu, de olho no envelhecimento mundial que deve ter em 2030, 20% da população acima dos 65 anos. Apresentada pela empresa no Mobile World Congress 2013 (Congresso Mundial de Mobilidade), ocorrido em Barcelona - Espanha, no final de fevereiro e ainda um protótipo, a Fujitsu GPS Cane for Seniors, ou numa tradução livre Bengala GPS da Fujitsu para idosos é como o nome entrega, dotada de localização por satélite através de um aplicativo proprietário. Não só! O gadget da terceira idade tem wi-fi, Bluetooth, 3G e um muito útil sensor dos batimentos cardíacos do usuário, que podem ser monitorados à distância. Munido de um sistema de direção utilizando setas, o GPS auxilia a caminhada a um destino pré-determinado. Tem ainda, um não menos útil sistema de localização para o dispositivo em caso de perda. Por tratar-se ainda de um produto em desenvolvimento, sua autonomia é baixa, somente três horas. Creio que ao chegar o momento de precisar de algo desse tipo, deverão existir muitas opções a essa ótima ideia. Com informações de allthingsd.com e cnet.com.