Translate

sábado, 23 de março de 2013

O que há por trás da proliferação de páginas falsas em redes sociais?

Desde o surgimento das redes sociais, perfis fakes (falsos) se tornaram comuns. Nos tempos do Orkut, era uma forma para xeretar a vida dos outros sem deixar rastros. O Twitter, por exemplo, tem milhares de perfis com nomes de pessoas famosas que jamais o utilizaram.

Ultimamente, inúmeras fanpages falsas, vem proliferando no Facebook. Todas tem em comum a utilização de nomes de empresas renomadas para angariar seguidores; Apple, Samsung e Hyundai são apenas algumas das vitimadas. O chamariz na busca da audiência é quase idêntico... O sorteio de algum item cobiçado que faça parte do portfólio de produtos de cada companhia envolvida. No caso da Apple, que não mantém perfis em redes sociais, o pega bobo foi o anúncio de um sorteio de iPhones 5 que não poderiam ser vendidos por estarem sem o plástico que protege sua tela. Para participar, bastaria compartilhar o link que já estaria concorrendo. Isso num texto sem qualquer regra, data de finalização do suposto e português crasso. Apenas lembrando; Em nosso país, qualquer tipo de promoção envolvendo sorteios é regulamentada pelo Ministério da Fazenda que opera por intermédio da Caixa Econômica Federal, emitindo uma autorização para o evento. Qualquer coisa fora desse rito é fraudulento.

Outra fake, dessa vez prejudicando a imagem da sul-coreana Samsung grafado como Samsung Brasil SA, veio com semelhante texto. O sorteio de alguns smartphones Galaxy S3 que não poderiam ser vendidos por estarem sem os plásticos das embalagens. Impossível acreditar nisso! Contudo, milhares compartilharam a pegadinha com esperanças de realmente ganhar um aparelho. A da Hyundai foi interessante. A título de promoção da nova página no Facebook, estaria sorteando um veículo semi-novo entre os internautas que compartilhassem a mamata.
A fajuta Honda Automovéis Inc, como a da Hyundai, sorteava também um veículo semi-novo e nesse caso, diferente dos outros, informava a data em que ocorreria. Mais um engôdo.

Em nenhuma dessas páginas existe qualquer tentativa de obter nomes ou outra informação do usuário, apenas e tão somente sua curtida e/ou compartilhamento. Então em português claro. Qual a malandragem em angariar seguidores numa rede social? Os falsários ganham o que com isso? Seria um grupo que se diverte apostando em quem consegue enganar mais pessoas? Além dessa motivação, só posso pensar na possibilidade de rentabilização de uma página com visitação alta com algum link patrocinado. Entretanto, até isso é fraco pois jamais a empresa afetada ficará inerte ao uso indevido de sua marca e a página falsa termina por ser banida. Todas são, mais cedo ou mais tarde. Ou talvez sejam apenas espíritos de porco, como minha mãe costumava chamar. Vai saber...

Porém, nem só de pilantragem vive o universo fake. Existem os falsos do bem por assim dizer. A fan page com a sátira à presidente Dilma Roussef, o Dilma Bolada é um dos bons exemplos. Com mais de 240 mil fãs, tem no humor sua marca registrada. Todavia, outra mais interessante que a Bolada, principalmente para os baianos ou quem como eu vive na Bahia, é a página do Prefeito Netinho. O perfil, satirizando a figura de ACM Neto, prefeito de Salvador e herdeiro político do senador Antônio Carlos Magalhães, é dos mais criativos com textos de excelente humor e utilizando toda a riqueza do vocabulário da Terra de Todos os Santos, sempre pinçando questões do cotidiano, sem limites geográficos. Da mesma forma, arrasta uma legião de fanáticos pelas peripécias do personagem criado; O Soberado do Reino Encantado do Dendê. Quem nunca viu, precisa conferir. É necessário apenas uma boa estudada num dicionário de baianês para não ficar voando em muitos termos que somente os nativos conseguem entender.