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domingo, 19 de maio de 2013

Já conhece a rede social Pinterest?

Ao decidir pela presença de sua marca na internet e numa rede social, uma empresa, entidade ou outros, não deve esquecer que existem perfis distintos. A maioria erroneamente enxerga somente o Facebook e/ou o Twitter, sem dúvida as de maior alcance, esquecendo o Flickr, por exemplo, caso o produto a ser divulgado sejam imagens.


No entanto, independente do produto e público alvo, a participação no maior número possível de redes é imprescindível, por um motivo muito simples... Assim como o Facebook não permite que uma identidade seja repetida, a maioria das outras redes dá igual tratamento a contas novas. Com isso tentar preservar virtualmente o nome de sua empresa ou pelo qual é reconhecida é primordial. Ainda que não tenha intenção de usar a rede em questão.

A rede social com maior crescimento nos últimos dois anos é a americana Pinterest. Isso se explica por ser também a mais nova. Foi lançada em 2010. Embora seja de uso simples, tem certa lentidão de adesão entre os brasileiros, mesmo com todo seu layout em nosso idioma. Seu nome advêm da junção das palavras pin + interest. Algo como afixar interesses e se baseia no conceito dos velhos quadros de imagens que eram comuns na minha infância, com fotos de família. Nessa versão virtual, esses quadros podem ser criados sobre qualquer interesse do usuário, que a rede define como pinador. Talvez ai esteja um dos bloqueios a alguns novatos. Os termos que a plataforma utiliza para a vida em sua comunidade. Na verdade, apenas nomenclaturas diferenciadas ao que habitualmente fazemos no Facebook, para citar a rede social mais conhecida.

O pinador é o dono do perfil e criador dos quadros multi-interesses que a rede originalmente chama de boards e traduziu na versão em português para paineis (grafado sem acento). Esses paineis que podem ser tantos quantos o pinador desejar criar, recebem pinagens ou simplesmente pins - o conteúdo propriamente dito. Ai podendo ser imagens da net, do computador do usuário, vídeos, links ou material copiado de outros paineis. A essa tarefa de utilizar algo já disponível no sistema, o Pinterest denomina repin. Uma das questões mais bem sacadas da rede é o sistema que adotou nesse re-compartilhamento. Ao repinar algum material de qualquer painel, o pinador original é identificado no novo e avisado sobre o uso do seu conteúdo repinado. Dessa forma, um painel pode conter pins e repins ou somente repins. Contudo, é importante evitar isso e incluir sempre que possível conteúdo novo à rede para que essa não perca sua atração e o pinador conquiste mais seguidores. Sim... A rede tem funcionamento análogo ao Twitter e o perfil pode ser seguido na integra ou individualmente em cada painel.

Falando no microblog, a integração do Pinterest com esse e o Facebook é completa e permite o compartilhamento de um pin, seu ou não, numa conta nessas redes, desde que estejam linkadas. Além de repinar um pin, é possível curti-lo ou comentar dentro da rede, ou ainda curtir com um link do Facebook, mostrando aos seus contatos na rede do Mark Zuckerberg, seus interesses. Logo em seu surgimento, o Pinterest exigia um convite para adesão. Hoje entretanto, não há mais essa necessidade e para criação do novo perfil basta um cadastro rápido com um e-mail ativo que receberá todas as notificações de atividade na rede. Esse novo perfil também pode ser criado utilizando uma conta do Facebook ou Twitter.

Criando a nova conta

Após acessar a url www.pinterest.com, será aberta a janela de logon abaixo. Clique no botão vermelho [Participe do Pinterest].


Na janela seguinte, a de boas vindas (abaixo) é possível iniciar o processo de criação da nova conta, optando pela conexão de sua preferência. Via redes sociais ou diretamente por e-mail. 



Minha opção sempre é por cadastros através de e-mail. Clicando no link inscreva-se com seu endereço de e-mail, a rede abre o passo seguinte onde solicita as informações para o novo perfil. O campo mais importante é o primeiro... [Nome de usuário]. Essa será sua identidade no Pinterest, a id. Ai que deve tentar o nome mais conveniente para sua utilização. É importante salientar que, uma vez escolhida a identidade de um perfil, essa não pode ser alterada posteriormente e mesmo que cometa algum equivoco e decida apagar a conta para refazê-la, o nome utilizado na excluída, não poderá mais ser usado. É bloqueado pela rede, da mesma forma que o e-mail vinculado a esse. Portanto aqui... Um pouco de atenção!

Mantenho três perfis nessa rede; O www.pinterest.com/ssaudosista com imagens da minha cidade natal; o www.pinterest.com/neuradigital, que utilizo para divulgar as postagens desse blog e um mais antigo; www.pinterest.com/fabiofortunato, que vinculei ao meu blog de fotografia. Esse último, criei em meados de 2012 ao recebeum convite e o fiz apenas para garantir meu nome (que é comum), como id nessa rede.



Utilize os campos [Nome] e [Sobrenome], no caso de uma conta para uso pessoal. Caso prefira utilizar um nome fantasia, clique na última aba [Selecione seu sexo] e selecione a opção - Não especificado. Em seguida clique no botão [Criar conta].



Concluindo o processo, a rede pede que o novo pinador siga os primeiros 5 paineis. Para evitar perda de tempo, siga qualquer um e ajuste posteriormente. Feito isso, estamos prontos para montar nossos paineis.




Podemos pinar

O visual que terá na página principal é composto do conteúdo compartilhado pelos 5 paineis seguidos no momento do cadastro. Para criar um novo, usando uma imagem do seu computador, passe o mouse sobre o sinal + no canto superior direito ao lado do nome do perfil e clique em [Enviar um pin].


Ao visualizar o menu abaixo, o procedimento é o usual de qualquer postagem.

Diferente de algumas redes sociais, o Pinterest exige uma descrição para um conteúdo e isso deve ser feito nesse ponto. Uma dica. Caso não deseje incluí-la, use qualquer sinal como um ponto que o sistema acata como válido e permite a inclusão. Todavia, quanto melhor a qualidade de informação que seu pin levar para a rede, tanto maior a chance de ser repinado. Por tratar-se do primeiro pin e não existir um painel onde incluí-lo é preciso criá-lo. Basta digitar o nome que desejar no campo Painel [...] e pressionar [Criar]. Continue com a descrição do novo pin e ao final verá o botão vermelho [Pin it] liberado. Pressione-o para incluir seu novo pin no painel definido nesse passo.


Como muitos outros serviços o Pinterest solicita confirmação do e-mail usado no cadastro e é imprescindível que seja feito o quanto antes pois é o meio que a rede utiliza para notificações do perfil. Esses avisos podem igualmente ser acessados online, clicando o ícone do canto superior direito (imagem abaixo). No menu apresentado, são colocadas as informações sobre quem o seguiu, comentou, curtiu ou repinou um pin seu. Do mesmo modo, por e-mail pode receber convites de grandes pinadores para pinar em paineis com milhares de seguidores. Recebi um desses em cada perfil e o resultado é bastante relevante, notadamente para o de fotografias. Obviamente também pode emitir esses convites para algum painel que deseje compartilhar as pinagens.



Apesar do evidente foco em imagens, é possível encontrar absolutamente qualquer assunto nessa rede. Isso pode ser observado acessando seu menu de busca segmentada pelo ícone do canto superior esquerdo da interface (imagem abaixo). Ao lado desse acesso está o campo de pesquisa em que pode refinar essa procura sobre conteúdo específico em pins. É o mecanismo da rede para localizar paineis e pinadores.



Provavelmente por conta dessa vocação visual de inegável bom gosto e profusão de temas, venha despertando interesse em grandes empresas, tais como; Folha e RedBull ou os sites de tecnologia Gizmodo e PCWorld e tantas outras que vem criando perfis nesse universo. 

Infelizmente sua juventude lhe traz um problema comum a toda a net... A pornografia, que embora proibida, existe. Contudo, o sistema adotado para denunciar tal prática funciona adequadamente e de forma rápida o que demonstra interesse da rede em bani-la. Lembrando que essa é uma questão que mesmo no Facebook, com sua postura de tolerância zero, numa rápida busca se encontra conteúdo indevido. "Nada a ver com puritanismos. Apenas entendo uma rede social como local inadequado para esse tipo de material".