A primeira questão importante para quem quer entrar na blogosfera é definir seu objetivo. Quer apenas postar algumas ideias sem compromisso, ai incluindo replicar textos de outros blogs? Ou pretende criar material próprio... Ser um gerador de conteúdo?No meu caso, queria unir duas paixões, a escrita e a tecnologia e quem sabe um dia, tornar esse meio rentável de alguma forma. Na net, assim como em qualquer outra atividade, não existe milagre. Vários fatores colaboram para o sucesso (ou fracasso) de uma empreitada como essa;
- Conteúdo relevante e bem escrito (não somente no assunto discorrido, mas também na grafia). Entendo que a preocupação com a qualidade da gramática, denota respeito ao leitor;
- É importante manter uma boa frequência na produção de conteúdo. Algo como dois ou três por semana. Não adianta escrever alguns textos por poucos meses e depois abandonar seu blog por um período longo. Fiz isso uma vez (questões pessoais) e paguei um preço alto. Além disso, ao decidir por esse caminho, defini que faria divulgação somente a partir da quinquagésima postagem. Acreditava (e acredito) que precisava de material variado para não frustrar um visitante. Da mesma forma, para que alguém se interesse pela sua escrita, é necessário um exemplo o mais amplo possível da proposta;
- Recentemente interrompi o fluxo de postagens para cuidar de mudanças no layout daqui. Embora tenha sempre alguns textos esboçados, percebo também que é imprescindível, para situações como essa, fazer uma reserva de material acabado, obviamente de boa qualidade, para ir postando, sem deixar os seguidores no limbo;
- Uma solução para a questão anterior é conquistar auxílio na produção do blog. Tente atrair alguém em que confie e possa agregar em assuntos que não domine. Mesmo dominando, terá grande vantagem com uma visão diferenciada sobre um ou mais temas;
- Essa dica não é minha. Já a li em inúmeros lugares e concordo integralmente. Para mim, um dos maiores prazeres na elaboração de uma postagem é o processo de pesquisa. Ainda que tenha condição de gerar um texto usando somente seus conhecimentos, pesquisar para informar com exatidão e evitar postar bobagens é crucial. Nesse ponto, não economize no crédito a conteúdo de terceiros. Não me refiro a cópias e sim a confirmação de dados que não dispõe.
Ai reside o grande problema da maioria. As exceções são raras. Se o dono do blog é alguma celebridade, não precisa de tanta preocupação com o conteúdo. O nome já faz o serviço de atração. No caso dos mortais como eu, tem de ralar muito e cuidar de cada detalhe na busca de visibilidade. E depois de alcançada, trabalhar muito mais para mantê-la.
Para isso é primordial o estudo das estatísticas das postagens. Entender sobre o que seus seguidores mais gostam em seu blog. Usar e abusar dos links com as redes sociais. Nesse caso, Facebook e Twitter saem na frente, já que se adéquam bem a qualquer temática. No caso de blogs voltados para imagens, como outro que mantenho sobre fotografia, o Pinterest é excelente. Esses são apenas alguns mecanismos que deve utilizar para divulgar seu conteúdo e buscar reconhecimento. Existem muitos outros... Uma última dica que costumo replicar a amigos ou clientes. Crie perfis no maior número possível de serviços na internet, mesmo que não pretenda usá-lo imediatamente. Dessa forma, preservará sua identidade naquele meio.
Sei que relacionei várias obviedades e não gosto disso. Contudo, percebo que muitos não atentam para esses detalhes e desistem logo, achando que tudo na internet se torna ouro de um dia para outro. Ou não tem paciência para se dedicar até conquistar algum espaço na grande rede. Pode chegar esse dia ou não. Porém, nunca saberemos sem tentar.