Translate

terça-feira, 24 de junho de 2014

Wearable Computing. Da ficção para nossas vidas...

Nem tão lentamente as ideias que povoam a mente de artistas como o britânico Dominic Elvin, criador da escultura vestível ao lado, vão se tornando realidade. Lógico que com aparência menos ficcional e mais ajustadas aos padrões estéticos atuais.

Passe o mouse sobre a imagem
Na chamada tecnologia vestível, o item mais comumente lembrado, é o Google Glass da gigante de buscas. No entanto, existem muitos outros produtos bacanas. O CommBadge ao lado, é um desses. O pequeno gadget, claramente inspirado no comunicador da série de ficção científica Star Trek - The Next Generation, permite através da interface Bluetooth, o envio de comandos de voz ao SIRI do iOS ou ao Google Now num smartphone Android. Com recursos obtidos no  site de financiamento coletivo Indiegogo em 2013, já é comercializado por US$89,00 em seu próprio site.

Uma das questões recorrentemente levantadas acerca dessa tecnologia, é quanto a privacidade alheia que um ou outro produto pode comprometer. Nesse quesito, o Glass é sempre mencionado por poder fazer filmes em inúmeras situações. Por conta desse detalhe, é sem dúvida uma preocupação pertinente. Ainda que essa questão esteja ai em plena discussão, alguns passam ao largo e criam produtos com igual possibilidade. O Lightbox abaixo, é um pequeno dispositivo (3,8 cm x 3,8 cm) com um sensor ótico de 8MP que transmite por Bluetooth ou wi-fi, as imagens capturadas diretamente para um aparelho iOS ou Android, de onde podem ser compartilhadas.



Misfit Shine - Passe o mouse sobre a imagem
Outro projeto interessante nesse campo e que busca investimento também via Indiegogo é o Misfit Shine. De formato igualmente minimalista, o device, é um sensor de atividades físicas que são monitoradas por um telefone celular utilizando Bluetooth. O produto contempla a crescente parcela da população cada vez mais ligada aos cuidados com o corpo.

Porém, nenhum desses é tão vestível quanto o projeto da canadense OMsignal. A empresa criou a Biometric Smartwear, uma camiseta dotada de sensores que monitoram os sinas vitais do usuário. Além das frequências cardíaca, respiratória, arterial e temperatura corporal, também os níveis de stress e gasto calórico, enviando esses dados para um iPhone. Essas informações podem igualmente ser compartilhadas com um médico, por exemplo ou um familiar, no caso de um idoso, via internet. Diferente do que se imagina numa primeira olhada, a Biometric Smartwear que pode ser lavada até em máquina, não tem uma mera cinta sensora costurada e sim vários desses tramados em seu tecido. O bundle de uma camiseta manga curta e módulo wi-fi para envio dos dados ao telefone da maçã, é vendido no site da fabricante por US$199,00. Não é barato. Contudo, suas enormes possibilidades de aplicação devem fazer esse produto ganhar escala e com isso a redução de custos. Com informações de wikipedia.org, indiegogo.com e kickstarter.com.