Dia desses, uma amiga comentou sobre o trabalho que teve para transferir algumas fotos do seu iPhone para um smartphone Android, usando o que tinha à mão, o WhatsApp. Essa não é uma opção das piores, exceto se a quantidade de arquivos for grande (seu caso....). E principalmente quando é importante manter a qualidade original das imagens evitando a compressão....
Como há tempos adotei uma solução para transferência de imagens do iPad para um computador que considero bastante prática e rápida (sua exigência), me comprometi a fazer um passo a passo aqui. Enquanto redigia o texto, me dei conta de alguns detalhes que poderiam confundir alguém não muito afeita às coisas da tecnologia. Além disso, minha solução não contempla um ambiente tão inóspito quanto o Android, então a saída foi buscar uma ferramenta que atendesse ambos os mundos. A resposta veio com o bom e gratuito ImageTransfer da Capable Bits. Um app ágil e eficiente em sua função e sem qualquer limitação de quantidade que faculta o envio de arquivos de imagens e/ou vídeos do iOS para o serviço de armazenamento em nuvem Google Drive da gigante de buscas, via rede sem fio. Após sua instalação no device da Apple, caso o aparelho Android não tenha uma conta no Google Drive configurada, é preciso fazer isso. Por padrão, os usuários de sistemas Android devem possuir uma conta Google que lhes dá acesso a todo o portfólio de serviços da empresa. Partindo disso basta baixar o app Google Drive pela Play Store e em seguida, no dispositivo iOS, carregar o ImageTransfer. Nessa primeira operação o app solicitará autorização para acesso as imagens gravadas no dispositivo e é preciso aceitar.
Será apresentada a tela (acima), onde é definida a ação desejada. Envio –SEND PHOTOS ou Recebimento – RECEIVE PHOTOS.
Na etapa acima é possível selecionar a pasta onde os arquivos a serem enviados estão armazenados. Feito isso é preciso escolher as imagens marcando uma a uma e ao final clicar no ícone [Send], no canto superior direito (abaixo).
Em seguida selecione o destino, no nosso caso, o Google Drive. Na página seguinte (abaixo), é preciso informar o nome de usuário e a senha da conta a ser sincronizada e autorizar o acesso do ImageTransfer a essa. Concluído esse passo, a transferência se inicia.
A demora será definida pela quantidade de material enviado X a velocidade da conexão.
 |
O nome Dropbox que aparece,
é um pequeno bug do ImageTransfer. |
Ao final, o usuário do Android pode usar as imagens gravadas no Google Drive, em seu perfil do Instagram, WhatsApp, Facebook ou ainda enviar por e-mail. O bônus desse processo que é totalmente automático, à partir dessa primeira configuração e não exige nenhum acompanhamento é o de preservar uma cópia de segurança do material envolvido.