Translate

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Yandex.Disk. Boa alternativa em nuvem...

Prospectar realmente é o grande barato de quem escreve num espaço como esse e enquanto testava um navegador de internet, encontrei mais um serviço de backup em nuvem com uma funcionalidade que não havia me dado conta da utilidade....

Queria conhecer a tempos o tão comentado browser do Yandex, o maior motor de busca da Rússia e quarto do mundo. Nem sei se a absurda lentidão da minha experiência foi em função de instalá-lo no netbook que é eficiente com quase todos os navegadores (exceto o ruim Internet Explorer), mas tive de removê-lo em tempo recorde. Porém, descobri entre os serviços dessa companhia (com opções até interessantes comparados a alguns do Google), sua solução para nuvem, o Yandex.Disk e naturalmente quis conferir. Em princípio os 10GB ofertados gratuitamente o colocam em condições de inferioridade em relação a outros do mercado. Assim como os concorrentes faculta a sincronia de músicas e imagens de um dispositivo mobile, além de textos.

No entanto, traz um diferencial bacana; A possibilidade de fazer cópia das imagens dos perfis sociais do Facebook, Instagram, Google+ e da igualmente russa VK. Tenho o hábito de criar algumas pastas de imagens ocultas no Facebook e essas são sincronizadas e visualizadas normalmente no Yandex.Disk. Ponto positivo para a sincronia de todas as páginas atreladas a um perfil pessoal no Google+. No Facebook somente o pessoal é contemplado. Esse detalhe e outros como a inclusão de redes em franca expansão tal qual o Pinterest, seja por padrão ou via customização, demostram que tem bastante a desenvolver. Sem duvida é válido preservar esse tipo de material que pode ser acessado pelo app disponível para Android e iOS e/ou utilizando a ferramenta que permite a sincronia num desktop (ainda que não veja sentido nisso). Uma vez compartilhada numa rede social, qualquer imagem sofre uma brusca compressão, perdendo sua utilidade para impressão. Vale apenas e tão somente como memória do que foi compartilhado. Obviamente é uma visão pessoal. Com informações de wikipedia.org.