Translate

sábado, 20 de agosto de 2016

Blogs... Precisando de ajuda, PEÇA!

Estava numa Lan House tempos atrás e entrou uma garota por volta dos vinte anos com um documento para impressão. O que achei curioso foi a moça ter digitado o tal texto de cinco páginas, integralmente num celular com tela de 2". A inquiri sobre e contou que usava somente o mobile para elaborar seus trabalhos de faculdade e já nem lembrava a última vez em que ligou um PC....

Apesar de saber de muitas pessoas que utilizam o celular até para escrever livros, acreditava que o computador como conhecemos duraria mais algum tempo. Ainda assim, há mais de um ano, venho testando a migração desse blog da plataforma Blogger do Google para o WordPress. De inicio a intenção era ter maiores possibilidades de configuração e customizações num mecanismo sem duvida mais poderoso. Algumas incongruências e principalmente a relutância na perda dos mais de 600 comentários em pouco menos de 300 postagens do NeuraDigital fizeram com que sistematicamente postergasse essa mudança. Porém, a questão prioritária nessa alteração era embarcar aqui a funcionalidade responsiva (que basicamente faculta a um site ou blog que o utilize, tenha seu layout visualizado de uma mesma forma em qualquer dispositivo sem distorções), vital em tempos em que o principal acesso a grande rede são feitos a partir dos mobiles como smartphones e tablets mesmo no Brasil (confirmado por anúncio do IBGE em meados desse ano) e só devem crescer.

Por conta disso, ainda no Blogger passei a testar (com a ajuda dos inúmeros tutoriais na net sobre o assunto) na template do meu blog de fotografias, um espaço funcional e com poucas interações com o público, as alterações que um site ou blog responsivo exige. Tenho noções razoáveis em programação web, mas não sobre CSS e nesses testes terminei por remover acidentalmente meu domínio do ar. Todavia, a ficha só caiu que necessitava ajuda profissional nesse processo ao ver o site de um fotografo e amigo. Exatamente como penso que devem ser meus blogs; Rápidos na carga e com visual limpo sem muitas firulas que reconheço exagerei, notadamente aqui. Então, pela primeira vez desde que os montei, contratei um web designer para executar a migração (com uma nova cara) inicialmente para o FabioFortunato | Fotografias e em seguida desse, para uma plataforma com mais recursos. Demorei em me tocar, mas é preciso buscar auxílio em assuntos que não domina minimamente. Mesmo que mais uma obviedade, fica a dica!