40 anos do primeiro tijorola
No dia 3 de Abril de 1973, portanto, há 40 anos era realizada a primeira ligação de um telefone móvel nos EUA. A proeza para a época foi realizada pelo engenheiro Martin Cooper, inventor do aparelho e funcionário da Motorola, que financiou o desenvolvimento do DynaTAC.
Cooper (na imagem com sua criação), então com 44 anos, fez uma ligação para um fixo e algumas outras caminhando com sua enorme e pesada geringonça de 1,14Kg no ouvido. Somente 10 anos após essa demonstração os celulares efetivamente foram comercializados, pesando menos e como seria de se imaginar, extremamente caros. Algo na faixa dos US$4.000,00.
No início, era produto para uma camada pequena da sociedade americana como demonstra o personagem de Michael Douglas no filme Wall Street de 1987 (ao lado), já com um modelo aperfeiçoado de apenas 790 gramas. Pai do telefone celular como é reconhecido, Cooper prevê que muito ainda deve acontecer nesse mercado com sistemas cada vez menores e integrados ao corpo. A Apple teve um papel significativo nessa crescente evolução quando lançou o iPhone em 2007, trazendo uma forma de integração entre voz e os dados da internet jamais visto antes. Parabéns ao sr. Cooper e sua invenção. Com informações de computerworld.com e cnet.com.