Translate

terça-feira, 23 de abril de 2013

Golpe nigeriano...

Há alguns dias coloquei um item a venda no site de comércio eletrônico OLX. Queria sim vender o produto e também testar a abrangência desse sistema que nunca utilizei. Costumo fazer negócios no Mercado Livre desde 2003 e nesse tive mais alegrias que dissabores. Em pouco tempo recebi um e-mail de uma possível interessada e pedindo que enviasse o produto para a Nigéria.

Ainda que nunca tivesse ouvido sobre golpes envolvendo essa sistemática, o alarme soou na hora. Contudo, estava ali pra vender meu peixe e continuei. Além disso, caso fosse um trambique, teria no mínimo assunto para compartilhar aquiAtravés de alguns e-mails num português típico de tradutores on-line negociamos valores e custos de envio, até que numa última mensagem em que deveria receber a notificação do depósito que segundo ela seria feita por seu banco, solicitou que enviasse a mercadoria para recebimento posterior. Bem... Fica ai o alerta aos amigos para situações semelhantes. Embora tenha capturado o texto abaixo de um site português sobre fraudes na internet, é idêntico a um dos trocados com a suposta compradora. 




Acima a mensagem do banco, enviado como forma de validar a transação. A instituição de fato existe, entretanto o que o texto solicita é surreal e sinceramente, impossível crer por alguém minimamente atento. Um banco, mesmo que postal alegar que para liberação de um valor necessita um comprovante de envio e sem qualquer comprovação de pagamento é bastante estranho. Obviamente numa dessas, com envio para outro país, resta somente o prejuízo e uma história ruim para contar. No Brasil pouco se poderia fazer. Fora daqui... Absolutamente nada! Com informações adicionais de ocasiao.pt.