Translate

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Uma febre no mundo dos games chamada FlapMMO...

Escrever sobre jogos nunca foi minha proposta aqui, por não gostar do assunto e consequentemente nada entender do tema. Porém, dias atrás um amigo sugeriu que curtisse no Facebook, a página de um game criado por seu filho. Como de costume, curto quem curte alguma das minhas e assim o fiz.

Por curiosidade, fui dar uma conferida e entendi do que se tratava. O caçula do meu amigo e programador de mão cheia, modou o aclamado jogo mobile do vietnamita Nguyen Dong, Flappy Bird, transformando-o em multiplayer e suportado por qualquer navegador, ao qual deu o nome de FlapMMO. O game acessível em flapmmo.com, em tempo recorde caiu no gosto de gamers ao redor do mundo, chamando a atenção de gente grande no Brasil, como a revista Info que o comentou em seu site e também de publicações estrangeiras de renome como o periódico britânico The Guardian, em sua versão online.

A respeito do programador asiático, paira a suspeita de que seu game Flappy Bird, seria o resultado de um código criado por outro(s) desenvolvedor(es) e obtido na deep web. E é no mínimo curioso o fato de Nguyen Dong, declarar a intenção de retirá-lo das lojas do Google e da Apple, sob a alegação que seria viciante, abrindo mão de uma receita de US$50.000/ DIA, somente para obter paz. Verdade ou não, apenas essa questão abriria uma enorme brecha num eventual questionamento legal sobre infração de direitos autorais por esse e outros mods desse game. Com informações de techradar.com, businessweek.com e demais sites mencionados.