Na divulgação a base de qualquer blog deve incluir; Facebook; Twitter; Pinterest; Google+; Delicious e o ótimo StumbleUpon. E eventualmente utilizar outros serviços ao sentir necessidade. Gerar um conteúdo que entendemos de qualidade de nada vale sem lhe dar a devida visibilidade. Contudo, a parte mais complicada é entender o que seu público alvo mais gosta e para isso, algumas precauções são imprescindíveis; Tão importante quanto o acompanhamento constante das estatísticas de visitação (no meu caso do Blogger) e adoção de links sociais, manter um espaço para receber mensagens do leitor é mais que elementar e quem não quer morrer na praia não pode negligenciar essa questão. Uma vez recebendo esse contato, é importante que a resposta seja a mais rápida, cortês, clara e bem redigida possível. A atenção a esses detalhes, além de denotar respeito com seu leitor, em tempos de abreviações esdrúxulas e assassinato do idioma, se torna um diferencial poderoso. Aqui utilizo três modalidades; Comentários de postagens, padrão na plataforma do Blogger; Um widget do Wufoo específico para contato instalado na barra de menu e um formulário para críticas e/ou sugestões gerenciado pelo UserVoice (imagem ao lado), que dispunha de uma limitada
alternativa gratuita que foi substituída há pouco tempo por avaliação pré-assinatura paga. Embora minha conta permaneça ativa, seu acesso foi bloqueado e a mantenho por falta de opções no mercado. Para evitar a perda de algum contato, todos esses sistemas endereçam para dois e-mails com servidores distintos. Permanecer próximo ao leitor é vital para maiores chances de sucesso de um blog.
Utilizar monitores de visitação desde que não comprometam o desempenho ou poluam visualmente o layout do blog, fatores de rejeição de leitores, é bastante interessante. É válido testar a visualização da página nas mais diversas plataformas sem esquecer as portáteis. Entre as boas ferramentas para monitoramento de visitas está o whos.amung.us e testei um widget que apresenta de
forma elegante, os visitantes num mapa em várias partes do mundo (ao lado). No entanto, por ser criado em Adobe Flash, não roda em dispositivos iOS e mesmo acreditando que esse tipo de informação é irrelevante no uso mobile, não queria essa limitação e mudei para o Live Traffic Feed da Feedjit (na imagem à esquerda) que não necessita de qualquer cadastro para uso. Além de funcionar
perfeitamente em devices da maçã, trouxe outra grande vantagem; A apresentação da origem e a postagem visitada. Justamente esse widget alertou para uma questão que atrapalhava muito quando criava sites. A exigência de mais de um idioma e a trabalhosa tarefa de elaborar várias páginas. Atualmente isso não mais ocorre, principalmente com blogs. Basta incluir o Translate do
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| Janela do Translate do Google. |
Lógico que são obviedades que já comentei aqui e de lá para cá, aprendi um pouco mais e por conta disso recentemente, atendendo a sugestão de alguns seguidores, removi a moderação de comentários (que me permitia sua publicação somente após verificação), assim como a exigência de cadastro em algum serviço específico para isso e liberando também os anônimos. Ainda que prefira esse modo de uso, reconheço que a moderação é uma medida antipática que desestimula a participação dos leitores, o maior patrimônio de quem põe a cara na internet.




