Translate

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Um pouco mais sobre blogs. Na busca por audiência...

Ao lado de uma boa divulgação, sem duvida a grande preocupação de quem mantem um blog é com o monitoramento da audiência. Esse cuidado permite a criação de conteúdos que mais agradem seus leitores. Nos primórdios da internet, isso era feito de modo puramente empírico... A boa e velha tentativa e erro! Hoje existem ferramentas aos montes para esse acompanhamento. Porém, precisam ser corretamente utilizadas....

Na divulgação a base de qualquer blog deve incluir; Facebook; Twitter; Pinterest; Google+; Delicious e o ótimo StumbleUpon. E eventualmente utilizar outros serviços ao sentir necessidade. Gerar um conteúdo que entendemos de qualidade de nada vale sem lhe dar a devida visibilidade. Contudo, a parte mais complicada é entender o que seu público alvo mais gosta e para isso, algumas precauções são imprescindíveis; Tão importante quanto o acompanhamento constante das estatísticas de visitação (no meu caso do Blogger)adoção de links sociais, manter um espaço para receber mensagens do leitor é mais que elementar e quem não quer morrer na praia não pode negligenciar essa questão. Uma vez recebendo esse contato, é importante que a resposta seja a mais rápida, cortês, clara e bem redigida possível. A atenção a esses detalhes, além de denotar respeito com seu leitor, em tempos de abreviações esdrúxulas e assassinato do idioma, se torna um diferencial poderoso. Aqui utilizo três modalidades; Comentários de postagens, padrão na plataforma do Blogger; Um widget do Wufoo específico para contato instalado na barra de menu e um formulário para críticas e/ou sugestões gerenciado pelo UserVoice (imagem ao lado), que dispunha de uma limitada
alternativa gratuita que foi substituída há pouco tempo por avaliação pré-assinatura paga. Embora minha conta permaneça ativa, seu acesso foi bloqueado e a mantenho por falta de opções no mercado. Para evitar a perda de algum contato, todos esses sistemas endereçam para dois e-mails com servidores distintos. Permanecer próximo ao leitor é vital para maiores chances de sucesso de um blog.

Utilizar monitores de visitação desde que não comprometam o desempenho ou poluam visualmente o layout do blog
fatores de rejeição de leitores, é bastante interessante. É válido testar a visualização da página nas mais diversas plataformas sem esquecer as portáteis. Entre as boas ferramentas para monitoramento de visitas está o whos.amung.us e  testei um widget que apresenta de
forma elegante, os visitantes num mapa em várias partes do mundo (ao lado). No entanto, por ser criado em Adobe Flash, não roda em dispositivos iOS e mesmo acreditando que esse tipo de informação é irrelevante no uso mobile, não queria essa limitação e mudei para o Live Traffic Feed da Feedjit  (na imagem à esquerda) que não necessita de qualquer cadastro para uso. Além de funcionar
perfeitamente em devices da maçã, trouxe outra grande vantagem; apresentação da origem e a postagem visitada. Justamente esse widget alertou para uma questão que atrapalhava muito quando criava sites. exigência de mais de um idioma e a trabalhosa tarefa de elaborar várias páginas. Atualmente isso não mais ocorre, principalmente com blogs. Basta incluir o Translate do
Janela do Translate do Google.
Google e o visitante poderá facilmente alterar o idioma de todo o conteúdo em modo texto, para sua conveniência. Simples 
e rápido. Apenas com essa adição, minha audiência subiu sensivelmente e esse blog passou a receber visitas de países como Estados Unidos, França, Polônia, Romênia.... É claro que podem ser leitores de língua portuguesa, todavia o incremento foi de 40% após sua instalação. Adotar um widget de postagens relacionadas também contribui para alavancar audiência, dando ao visitante uma pequena mostra de textos com assuntos correlatos. O Outbrain, uma das mais conhecidas ferramentas que prestam esse serviço (pago), mantinha uma opção gratuita que funcionava bem, mas foi descontinuada, obrigando o uso do LinkWithin, abaixo que é bom, mas não faculta o gerenciamento da audiência como o anterior.


Lógico que são obviedades que já comentei aqui e de lá para cá, aprendi um pouco mais e por conta disso recentemente, atendendo a sugestão de alguns seguidores, removi a moderação de comentários (que me permitia sua publicação somente após verificação), assim como a exigência de cadastro em algum serviço específico para isso e liberando também os anônimos. Ainda que prefira esse modo de uso, reconheço que a moderação é uma medida antipática que desestimula a participação dos leitores, o maior patrimônio de quem põe a cara na internet.