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segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Vai de blog ou site?

Quando montei o primeiro site para o negócio que tinha de manutenção de computadores e também um dos serviços que oferecia há alguns Clientes, não existiam opções além dessa para divulgação pela internet de um trabalho. Atualmente isso mudou bastante e fico intrigado ao ouvir ainda hoje alguém querendo montar um desses para um comércio ou prestação de serviços.

Qualquer pequeno empreendedor para melhorar suas chances de sucesso deve focar totalmente na sua atividade fim e evitar gastos de energia e tempo em algo que foge a essa e manter um site convencional com sua tradicional dificuldade de manutenção e exigência de conhecimento mais profundo para sua construção e divulgação, além de ultrapassado é no mínimo temerário. Uma empresa de pequeno a médio porte que precisa de um mecanismo para mostrar sua cara na grande rede pode usar sem problema um site institucional que normalmente não exige constante alimentação/alteração de conteúdo ou mesmo um e-commerce que ai sim tem grande exigência de um controle em tempo real. Mas o que dizer, por exemplo, de um negócio de venda de artesanato onde a agilidade de modificações dessa janela de contato com o Cliente é imperativa? Qual a solução? Um blog seria a resposta. Com um desses, qualquer pessoa sem nenhum conhecimento específico de informática e com opções confiáveis de sistemas de pagamento como o PagSeguro do portal brasileiro UOL ou o PayPal do eBay é capaz de colocá-lo no ar em poucos minutos. Para começar, se a escolha for pelo Blogger (criado pela Pyra Labs em 99 e adquirido pelo Google em 2003) que é totalmente gratuito, tanto melhor, pois a gigante de buscas já se incumbe de incluir o novo endereço em seu poderoso mecanismo de pesquisas. Num site convencional, que obriga quase sempre o gasto com um mantenedor, esse teria entre suas tarefas, gerir o SEO do site. Um blog, no entanto tem outros benefícios atraentes; Facilidade de customização de sua aparência, com uso de templates, modelos com marcações pré-definidas e que podem ser alteradas com grande flexibilidade para apresentar a identidade visual do empreendimento e havendo necessidade, pode ser criado um exclusivo. Nesse caso, naturalmente com custos; A existência de uma infinidade de widgets ou aditivos que incluem funções específicas é outro grande diferencial nesse tipo de plataforma. Desses, um dos meus preferidos e que resolve um problema de muitos sites do passado é o Translate do Google que traduz sem complicações todo o conteúdo (obviamente em modo texto) para o idioma escolhido pelo visitante.
O Blogger (assim como o Tumblr., a plataforma de blog do Yahoo e igualmente gratuito) tem uma opção que uso e gosto bastante; a possibilidade de inclusão de um ícone (um logotipo, por exemplo) que será apresentado ao lado do nome do blog na aba do navegador do visitante. Esse pequeno detalhe denota cuidado dos desenvolvedores com sua plataforma e mais profissionalismo à página em que é aplicado.

Comparando ao Wordpress.org outra plataforma para blogs das mais conhecidas, o Blogger tem algumas limitações. Na verdade muitos começam na ferramenta do Google e ao sentir necessidade acabam migrando para o Wordpress e após postergar bastante, estou em processo com meu blog de fotografias para aculturamento e posteriormente, migrar esse. Em páginas feitas no Wordpress é praticamente impossível a qualquer usuário dizer tratar-se de um blog, cuja principal diferença em relação a um site é a simplicidade e rapidez de incluir/alterar conteúdo, sem a necessidade de conhecer código de programação. Mesmo assim, um pequeno empresário vai ficar muito bem servido com o Blogger por um bom tempo e sentindo a necessidade de uma mudança desse tipo, o investimento exigido valerá a pena. Embora essa plataforma também seja gratuita, para sua utilização é preciso um local específico para manter (hospedar) seus arquivos, diferente do Blogger do Google que o faz de forma automática em sua base de dados. Ainda que existam no mercado opções gratuitas inclusive para hospedagem, é sempre recomendável contratar um serviço pago com boa confiabilidade para evitar dissabores. Afinal a possibilidade real (adotando soluções amadorísticas) da perda de um sistema desses de um dia para o outro, não tem graça alguma. No momento da contratação, dificilmente um servidor terá pacotes de armazenamento em que não esteja incluído um domínio próprio. Justamente por isso, blogs feitos com o Wordpress se assemelham mais ainda aos sites convencionais. Um domínio próprio é um importante diferencial para firmar a identidade da empresa na internet e demonstra profissionalismo. Dependendo do ramo de negócio, pode valer a pena também registrar outros sufixos para impedir que um eventual concorrente o(s) utilize. Ao criar um blog no Blogger a estrutura da URL (o novo endereço dessa página) seria www.nomedoblog.blogspot.com.br ao passo que um domínio próprio (contratado a parte) e aceito nativamente pela plataforma poderia ser www.nomedoblog.com.br. Inegavelmente, mais interessante.

Nesse mundo que se tornou ávido por consumo de conteúdo ou produtos da forma mais descomplicada possível, um blog também é mais leve em estrutura de arquivos o que facilita sua boa visualização em dispositivos móveis. Da mesma forma que podem ser facilmente alimentados por esses, bastando para isso uma conexão a internet. Aqui por exemplo já publiquei várias postagens totalmente criadas no iPad quando em viagens usando apenas uma conexão celular. Feito isso, através de uma rotina em RSS que publica automaticamente nas redes sociais previamente definidas, meu material está divulgado. Simples e rápido. Lógico que a grosso modo, um blog pode ser chamado de site. É seu espaço na internet, seu sítio. Contudo muito mais tranquilo para administrar. Vá de blog que vai muito bem!