Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

O poderoso IFTTT...

Manter a sinergia entre o conteúdo gerado para um blog ou site e o imprescindível compartilhamento em redes sociais, afim de divulgar ao máximo um projeto, é uma tarefa bastante cansativa....

Tomando o exemplo do NeuraDigital, ao publicar um novo post, preciso compartilhá-lo no Facebook; Twitter; Pinterest e Instagram (quando entendo pertinente). Em outros projetos, como o FabioFortunato|Fotos, para expôr alguns trabalhos de fotografia, também no Flickr; 500PX; Olhares; YouPic.... Por isso, alimentar tantos espaços, sempre foi algo tortuoso. Embora tenha vinculado as páginas do Facebook aos respectivos perfis no Twitter, nativamente o microblog apresenta uma postagem como um link, mesmo que o conteúdo originalmente compartilhado tenha imagens. Até então, tinha de fazer manualmente e de forma individualizada, todas as publicações. Um tremendo perrengue. O Instagram (ou IG), também permite o compartilhamento de uma postagem ali publicada, para redes como o Facebook e Twitter. Entretanto, o compartilhamento em uma página do Facebook só é possível com uma prévia configuração de vinculação desses perfis e para isso, o do IG, deve ser comercial. Contudo, existe um serviço interessante e gratuito que se propõe a automatizar esses e muitos outros processos, com considerável ganho. O IFTTT - IF This, Then That.


Algo como Se Isso, Então Aquilo, é uma poderosa plataforma online que trabalha com conjuntos de instruções que automatizam uma ou mais tarefas. Cada conjunto (e existem milhares, com muitas possibilidades de automatização, inclusive a ¤residencial), é chamado de Applet. Grande parte desses, foram criados pelas equipes das plataformas que os utilizam. Assim, um dos Applets mais populares para automatização de compartilhamento no perfil do Twitter, à partir de uma postagem do IG, foi criado pela equipe técnica desse e conta com mais de 700 mil habilitações. Para essa configuração, a única exigência é que o perfil do IG seja ao menos, público. Perfis privados (caso do meu pessoal), logicamente estão fora. Ainda que exista um Applet com idêntica funcionalidade, criado pela equipe do Twitter, esse redunda com o do IG (caso ativo) e naturalmente, sua utilização para automatização de outros perfis sociais, não é possível (imagem abaixo). Isso obriga o usuário que deseja incluir essa mesma funcionalidade a demais perfis que eventualmente possua, à criação de outra(s) conta(s) no IFTTT.

Em princípio, depreendi que o uso de dois ou mais Applets numa mesma conta IFTTT para redes sociais distintas, seria possível. Porém, as novas configurações, acatarão informações previamente colocadas. Exemplificando..... No perfil IFTTT criado para esse blog, configurei o tal Applet para o compartilhamento de posts no Twitter com imagens, à partir do perfil do NeuraDigital no IG. Ao usar outro Applet, que compartilha posts do IG numa página do Facebook e num painel no Pinterest, só tive a opção de ajustes para a do Pinterest. Por existirem pré configurações do IG e Facebook nessa conta IFTTT, não é facultada qualquer possibilidade de alteração.

Como observado nesse exemplo, optei (inicialmente) por Applets criados pelas equipes oficiais, embora existam muitos com igual finalidade, criados por independentes e volume de habilitações infinitamente menores em relação aos oficiais. O que adotei, como o do Twitter, tem uma característica chata. Um delay (retardo) de uma hora para efetuar o compartilhamento. Dessa forma, para entender se esse detalhe existe apenas nos oficiais ou não, testei outros Applets independentes em um perfil menos utilizado, das seis contas criadas para atender minha utilização. E mesmo com esses, nos casos que envolvem o IG, o delay recorre. Para inúmeras outras possibilidades de automatização, esse atraso se reduz a poucos segundos. Vale pontuar também, que o Applet (não oficial) utilizado, publicou o post em um novo álbum na fanpage e com nome estranho ao meu uso, o que é bem inconveniente. Não bastasse isso, publicou a imagem sem a legenda originalmente grafada no IG, obrigando o seguidor a acessar a rede social para visualizá-la. Ruim! Cabe lembrar, no entanto, que para desabilitar um Applet qualquer, basta desligá-lo no painel do IFTTT. Com essa simples ação, o Applet em questão se torna inativo e sem a perda dos parâmetros, ali definidos, que uma exclusão causaria.

Observações:

A primeira é óbvia. Os Applets para o IG, não funcionam para postagens com múltiplas fotos, já que o Twitter não aceita essa variável. Para prevenir uma ação indevida em tais situações, pode ser usado outro Applet igualmente criado pelo IG, com uma condicionante na forma de uma hashtag. Com a tal hashtag (definida pelo usuário) no corpo do post do IG, o compartilhamento ocorre. Sem a hashtag, não. É uma opção válida para casos em que se deseja um controle mais acurado do conteúdo a ser replicado.

Outra que merece registro, é a possibilidade de uso de uma short URL. Por padrão, o bit.ly. O bacana nesse ponto é a plataforma facultar o vínculo a um perfil pré existente, permitindo assim, a utilização de uma URL curta pessoal, ali configurada. Que possuo (imagem).

Um problema que faz sentido ocorrer, é quanto à quantidade de caracteres usados na publicação original. No caso do Applet oficial, para que as imagens sejam visíveis no Twitter, é preciso respeitar no IG, o limite do conteúdo escrito aos 280 caracteres impostos pelo microblog. Assim, no caso da minha URL curta que somada ao link, perfazem 20 caracteres, restam para legenda + hashtags + espaços, 260 caracteres. Quem usar o bit.ly terá 266 caracteres.

Dica:

Antes de qualquer configuração, desconecte todos os perfis sociais, principalmente os estranhos ao que deseja incluir no Applet. Isso forçará o IFTTT a solicitar um novo logon para autorização de vínculo. É importante atentar para esse detalhe, uma vez que as informações de usuário, como ID e logotipo serão importadas e assumidas pela conta IFTTT, do primeiro perfil social a essa vinculada.

¤Entre os milhares de Applets para automação residencial, há alguns criados pela americana iRobot, fabricante dos aspiradores de pó robôs Roomba. Logicamente tais Applets só atuam em modelos com acesso WI-FI e permitem além de comandar o device fora de casa, receber um áudio quando o aparelho finaliza seu trabalho ou desligá-lo quando um televisor é ligado, em meio a tantas outras possibilidades bastante interessantes. Igualmente existem vários Applets para automação residencial, usando o sistema Hue, da Philips.

Conclusão:

Para minha utilização obviamente e após alguns muitos testes, entendi o IFTTT como bastante útil para automatizar redes sociais com foco em imagens, como a maioria dos meus perfis. O Applet do IG para compartilhamento de postagem com imagem no Twitter, mesmo com o delay de uma hora e o cuidado necessário, com o limite da legenda a ser usada no IG, atende. Por outro lado, meu maior interesse, a automatização direta à partir de uma postagem do Blogger para compartilhamento com link e imagem, no Twitter e Facebook e apenas imagem no IG, não encontrei. Conteúdo oriundo do Blogger parece um problema para a maioria dos serviços. Os Applets existentes, mesmo fazendo composições, não contemplaram minha necessidade com o NeuraDigital. Provavelmente questões de compatibilidade entre a dinâmica de cada serviço. Com isso, no caso desse blog, o trabalho manual permanece. Todavia, instalei a ferramenta do IFTTT para desenvolvimento de Applets para mais testes, o que deve gerar outro post. Com informações dos serviços mencionados.