Translate

terça-feira, 9 de julho de 2013

Rockpack... Um parceirásso para a Apple TV

Por conta de uma bursite que me impediu de escrever, fiquei afastado daqui um tempo grande. Mais de um mês e com a preocupação em curar esse mal o quanto antes, não tive tanta inspiração. Ainda hoje, sinto algumas dores que não deixam usar minha ferramenta principal, o desktop. Então resolvi tentar no MacBook....

RockPack
Nesse 10 de julho a App Store comemora 5 anos de existência e como em outras situações semelhantes, a Apple anunciou a liberação do custo de alguns aplicativos e como antecipou essa benesse, aproveitei para ir a feira. Entre os que interessavam há tempos, peguei o Traktor DJ, um app bastante completo e poderoso para mixagens de áudio. Zapeando mais um pouco, vi um chamado Rockpack que é gratuito e como não conhecia, baixei apenas para testar e foi uma boa surpresa. O app criado no final de 2012 e até o momento disponível somente para o iOS, se propõe a fazer a curadoria dos vídeos postados no YouTube e selecionados pelo dono do perfil. Nele, após cadastro, o usuário pode criar canais semelhantes ao da própria ferramenta do Google, porém com uma interface fácil de usar e apresentação muito mais elegante com a possibilidade de incluir fotos de capa de sua biblioteca pessoal. Esses canais podem ser sobre qualquer assunto que o dono da conta desejar; Vídeos musicais; shows completos; filmes; teasers, enfim qualquer conteúdo que estiver no YouTube. Assim como muitos outros serviços sociais, nesse é possível seguir e ser seguido em suas preferências e também compartilhar seu material com Facebook, Twitter ou mensagem eletrônica. Ainda é pouco, mas como é um sistema novo, deve sofrer implementações nessa interação.

O que achei bacana no app é a possibilidade de após ter o conteúdo selecionado em canais, poder rodá-los em sequência, novamente como no YouTube. Instalado no iPad, resolvi testar com a Apple TV e descobri uma usabilidade que não havia experienciado ainda. Quem tem esse aparelho de streaming de vídeo da Apple, sabe que pode acessar o conteúdo de sua conta no YouTube à partir da caixinha e assistir quase que da mesma forma. Quase! Porque com o Rockpack, primeiro, não é necessário criar uma conta no serviço do Google, o que facilita muito. Dessa forma, também prescinde a necessidade de criar os canais naquele meio que não é dos mais amigáveis para quem quer apenas e tão somente ver vídeos.

Um senão no uso com a Apple TV, rodando numa rede g, é a impossibilidade de execução de alguns vídeos em Full HD por conta do volume de dados envolvidos nessa operação. Como tinha um roteador n que vinha protelando a instalação, aproveitei para tirar essa dúvida e o fluxo é perfeito em qualquer condição de qualidade do material disponível na net. É um excelente app.