Translate

sábado, 31 de maio de 2014

Silicon Valley - A série...

Nesse período do ano, época da entressafra das minhas séries preferidas, fico temporariamente órfão e gosto de procurar coisas novas. Antes mesmo dessa prazerosa prospecção, recebi um comentário numa postagem que gostei de fazer, sobre o filme Piratas do Vale do Silício (do original Pirates of Silicon Valley) que conta o início da trajetória do Steve (Apple) Jobs e do Bill (Microsoft) GatesNo tal comentário, uma leitora citou uma série com título semelhante e linkou para que pudesse conhecer....

Silicon Valley, produzida pela HBO, foi lançada nos EUA no dia 6 de abril passado e no dia seguinte, também no Brasil. Ao assistir algo inédito, procuro não criar expectativas e peguei um episódio para dar uma olhada.

Passe o mouse sobre a imagem
Diferente do filme da TNT que dramatiza os primórdios da tecnologia, essa série é leve, descontraída e com boas doses de humor. Criada por Mike Judge (que viveu na região do Vale quando era programador), responsável pelas animações de sucesso; Beavis & But Head e King of the Hill - O Rei do Pedaço e longas como Extract - Maré de Azar e Office Space - Como Enlouquecer seu Chefe, tem na produção executiva Alec Berg (conhecido pelos textos de Seinfeld). Pelo currículo da dupla dá pra imaginar algo interessante. Achei bem bacana. O enredo é sobre um grupo de jovens programadores que vivem obviamente no Vale do Silício na Califórnia (quartel-general de empresas como Apple, Google, Facebook, Yahoo, Oracle, eBay, Intel entre tantas outras) buscando ser o próximo bilionário da net com alguma sacada mirabolante ou simples como o algoritmo de compressão de dados sem perda de qualidade, criado pelo engenheiro de software Richard Hendriks, vivido pelo ator canadense Thomas Middleditch (The Office e Splinterheads). A construção desse personagem e dos demais é totalmente crível do que se sabe do mundo nerd com suas excentricidades e difícil socialização.

Como forma de dar credibilidade a história, alguns grandes nomes da tecnologia vez por outra dão as caras fazendo uma ponta. O expediente foi utilizado na ação de marketing do Google chamada Os Estagiários, onde Sergey Brin, cofundador da companhia faz uma rápida aparição ao cumprimentar seus mais novos funcionários. Repetindo a receita, na festa que rola no primeiro episódio, é a vez de Eric Schmidt, presidente do Google e do bilionário Elon Musk (criador do PayPal e controlador da Tesla Motors, fabricante de veículos elétricos de alto padrão) fazerem as suas. Pelo que pude ver dos primeiros episódios (duração de 30 minutos), a série tem condições para agradar até quem não é ligado ao mundo da tecnologia. Vale muito acompanhar! Com informações de hbo.com.