Translate

sábado, 26 de novembro de 2011

Timeline: A nova interface do Facebook!

Por dever de ofício e curiosidade, instalei a nova interface do Facebook, denominada Timeline ou Linha de tempo. Essa atualização, foi a principal nova mostrada no recente F8, a conferência anual de desenvolvedores da rede social e apresentada por seu cofundador e CEO Mark Zuckerberg.

As mudanças são radicais! Porém meu interesse nesse post é mostrar alguns pontos de sua utilização e se vale a pena adotá-la nesse momento. Quero passar minha impressão na utilização, ainda que possa ser questionável, dado a problemas que a interface apresenta por tratar-se de uma versão em desenvolvimento. A Timeline, deve ser disponibilizada para toda a comunidade do Facebook nas próximas semanas. Nesse momento foi liberada para testes por desenvolvedores da plataforma. Meu caso. Na verdade essa condição de desenvolvedor é algo muito simples de se obter e assim, qualquer usuário mais afoito, também pode testar e ter o gostinho da novidade. Existem vários tutoriais na net para esse fim. A nova interface que é o maior atrativo das mudanças, mas não a única, permite a criação de uma Linha de tempo, partindo da informação de nascimento do dono do perfil. Assim, pode ser incluído conteúdo de quando o Facebook nem existia. É interessante, mas do ponto de vista da privacidade, um tanto temerário. Hoje a rede social, dispõe de uma quantidade de informação de seus usuários muito grande e com essa implementação, demonstra querer mais. Sem fazer coro com os alarmistas, mas não tenho a menor intenção em aumentar minha base de dados em seus sistemas. Agora as informações são mostradas dando ênfase ao conteúdo mais importante de cada período. Mesmo nessa versão, a interface já está em português do Brasil o que é bem bacana.


Como a captura de tela acima mostra, no novo layout do perfil é possível incluir uma foto que funciona como capa do novo diário digital a que se propõe a Timeline. Para isso basta pressionar o botão [Alterar capa] e seguir os passos. Nesse mesmo módulo é feito o ajuste de como desejamos que a foto da capa seja visualizada, clicando em Reposionar... Pode-se utilizar uma foto da biblioteca on-line ou de outra pasta do computador. Meus problemas começaram ai. Fiz várias tentativas de colocar uma imagem a partir do computador. Consegui após inúmeras tentativas. Ao longo dos testes, resolvi mudar essa foto e não consegui mais. Somente quando optei por uma já em uso num álbum. Essa capa se retrai para aumentar a área útil. Para visualizá-la completamente, basta clicar na imagem que o botão [clique para expandir] é mostrado.
 

Imediatamente no lado direito das informações do dono do perfil (imagem acima), são mostradas as janelas Amigos, Fotos, Mapa (que apresenta seu local de nascimento ou moradia) e Curtir. Nessa última, são apresentadas as páginas que foram curtidas recentemente. Clicando nessa opção, como mostra a próxima imagem, são apresentadas as páginas que o dono do perfil curtiu e quais amigos as curtiram também.

A imagem abaixo, mostra a guia Amigos aberta. Aqui, podem ser feitas as configurações de visualização dos seus contatos e busca por novos amigos. Antes essa opção ficava na barra principal.
 
   

Acima o corpo do novo layout. Nos links compartilhados e postagens, existe a opção de incluir informações como data, local, exclusão ou ainda, ocultá-los na Linha de tempo (imagem abaixo).



A Linha de tempo pode ser visualizada no lado direito da capa do diário digital. A imagem, mostra o ano de criação do meu perfil, mas pode-se incluir qualquer nova informação. Clicando numa data, são mostrados os eventos daquele período que pode ser ocultado.




 

As maiores mudanças estão na página principal, a de controle do perfil, mas existem outras. O Facebook, vem fazendo pequenas implementações e já incluiu nos perfis atuais, a nova forma de [Classificar Histórias Recentes]. Podem ser Histórias em destaque primeiro ou Histórias recentes primeiro. Essa mudança também está na Timeline, porém a maior é a janela [Novidades] que fica no lado direito da tela e mostra a atividade em tempo real de seus contatos. Nessa janela, por exemplo, se algum contato curtiu um post ou página qualquer, passando o mouse nesse link, é carregada no centro da área de trabalho a informação pertinente. Esse módulo não pode ser removido e me chateou em alguns momentos. É uma questão de acostumar. Alterações, sem dúvida para despertar reações acaloradas. Dentre as novidades anunciadas no F8, está a possibilidade de ouvir música em streaming com outros contatos. Entre nós deve demorar um pouco mais por depender de parcerias com provedores de conteúdo, mas as possibilidades são grandes. Com isso, será possível ouvir uma música com um amigo que vive em Londres e outro na Bélgica, por exemplo. Obviamente com uma conexão de internet de boa qualidade.

Ao concordar como o teste da Timeline, tinha conhecimento de sua irreversibilidade e confesso que tive vontade de voltar atrás, mas não tem mais jeito. Existem alguns vários bugs. A nova interface é sim muito agradável e também mais pesada que a atual. A navegabilidade foi prejudicada. No entanto, em se tratando de uma versão de avaliação, acredito que essas questões serão equacionadas até seu lançamento. Outro problema foi no iPad. Nesse dispositivo, o uso é extremamente instável. Na página principal do perfil, basta uma pequena tentativa de navegação para o aplicativo cair. Não trava, apenas sai do navegador. Tentei várias vezes e pensei ser algum problema com o Safari, navegador padrão do tablet. Testei com o mesmo navegador no Macbook Air e no netbook e não percebi nenhum problema. O comportamento foi idêntico ao observado com o Firefox. Meu navegador no Media Center e também no net. Infelizmente a instabilidade é no tablet mesmo! Tanto que, momentaneamente vou abrir mão da dupla Safari/Facebook e ficar com um aplicativo específico para a rede social. Concluindo. Nesse momento, não acho interessante a mudança. Se fosse reversível, sem problema algum. Como não é, contra-indico!