Um amigo uma vez questionou, por que um acessório que apenas aponta as horas poderia ser tão caro ao conversarmos a respeito de determinado modelo. É preciso explicar que comentava acerca de um exemplar de alta relojoaria e dessa forma, feito à mão e com um número de peças produzidas bastante limitado. Além dos materiais empregados, a tradição da relojoaria envolvida faz toda a diferença num item desses. Durante alguns anos e a fim de evitar rombos no meu modesto orçamento, defini limites para minhas aquisições e fugi disso em apenas uma ocasião. Por conta dessa paixão e embora não tenha pretensões (nem condições) para os de altíssimo padrão, gosto de me inteirar do assunto.
Nessas pesquisas eventuais, um detalhe em comum a muitas marcas do ramo, chamou a atenção. O uso de embaixadores para divulgar suas criações. Naturalmente figuras de grande notoriedade como artistas, cantores(as), modelos, ainda que os mais usuais sejam os esportistas. Obviamente a intenção é associar o uso de um acessório diferenciado ao sucesso e estilo de vida da personalidade escolhida. Um amigo (mesmo que virtual) escreve sobre o assunto e sugeri um texto com esse tema. Todavia, apesar da ideia tê-lo interessado, suas muitas atribuições o impediram, então decidi fazê-lo.
Uma curiosidade dessa prática é que as maiores fabricantes, se valem de mais de um representante. Exemplo da suíça Rolex, cronometrista oficial da Formula 1 desde a temporada de 2013 e primeiro nome mencionado por quem não é ligado ao assunto. Há vários anos o escocês e tricampeão da F1 Jackie Stewart é embaixador da coroa (símbolo utilizado pela marca); assim como o dinamarquês Tom Kristensen, piloto da categoria turismo e nove vezes vencedor das 24 de Le Mans e o suíço Roger Federer, um dos maiores vencedores de todos os tempos no tênis. Em 2010, o cantor canadense Michel Bublé ocupou tal cargo e no seguinte, foi substituído pelo tenista argentino Juan Martin Del Potro. Nesse mesmo ano, o golfista americano Tiger Woods (assista essa grande jogada de TG) assinou com a empresa, após ter seu contrato rompido com a Tag-Heuer por escândalos em sua vida pessoal que vazaram para o grande público.
Omega (Swatch Group) - É sempre lembrada por ser a marca usada por James Bond, o famoso 007 e relógio oficial* da NASA, a agência espacial americana e tem como um dos seus embaixadores, o ator inglês
Daniel Craig. Justamente quem interpreta atualmente o agente secreto a serviço de sua majestade, com licença para matar. No entanto, ao que se sabe, essa questão foi puramente casual e não teria influenciado no convite (sinceramente, custo a crer). Ao lado de Craig, estão a bela e talentosa atriz australiana Nicole Kidman; o americano Davis Love III e o irlandês Rory McIlroy. Os dois últimos golfistas, já que a Omega tem grande interesse no esporte por patrociná-lo nos EUA.
Igualmente ligada aos esportes de alto desempenho a Tag-Heuer (talvez a mais popular das grifes de elevado padrão), teve embaixadores importantes como o tetracampeão da F1 Alain Prost (que retornou recentemente) e durante muitos anos, Ayrton Senna. Com a colaboração do nosso saudoso tricampeão, criou o modelo icônico CT 2115, um cronógrafo fabricado em edição limitada. Hoje a empresa suíça, pertencente ao grupo francês Louis Vuitton, tem entre seus embaixadores o campeão mundial de Rali de 2013, Sébastien Ogier; a atriz Cameron Diaz; o piloto de F1 Romain Grosjean; o ator Leonardo DiCaprio e a tenista russa Maria Sharapova.
| Passe o mouse sobre a imagem |
Apesar de não integrar o seleto time da alta relojoaria, a Longines é uma das minhas preferidas e já há alguns anos usa a imagem de Simon Baker (ao lado) para representá-la. O ator australiano é conhecido entre nós por protagonizar a série televisiva The Mentalist - O Mentalista. No Brasil, a Longines tinha até 2011 o ex-tenista Gustavo 'Guga' Kuerten, que em 2013 se uniu a equipe de embaixadores da Hublot, ao lado de grandes personalidades do esporte mundial como o treinador do time de futebol inglês Chelsea, o português José Mourinho; os jogadores de basquete dos EUA, Kobe Bryant e Dwyane Wade; do velocista jamaicano Usain Bolt; o ex-tenista romeno Ilie Năstase e recentemente Pelé, escolhido como embaixador para a Copa do Mundo no Brasil. Em homenagem ao seu tricampeonato em Roland Garros, a Hublot, criou o King Power Guga Bang, um belo modelo feito em edição especial e limitado a 100 peças (acima à direita). Em 2010 a prestigiada marca, teve o brasileiro e então piloto de F1 Bruno Senna nessa posição.| Passe o mouse sobre a imagem |
| Passe o mouse sobre a imagem |
Surgida na Suíça em 1976, a Raymond Weil é outra refinada relojoaria que gosto e como algumas relacionadas aqui, possuo um exemplar. Possivelmente por conta de um processo judicial contra a atriz sul-africana Charlize Theron que fez alguns trabalhos de divulgação para a marca num passado recente, o CEO Olivier Bernheim e genro do fundador, insista em afirmar que sua companhia não necessita de um rosto para representá-la.
Reverenciada no mundo da alta joalheria, a Piaget também possui uma linha de relógios bastante admirada e já teve a atriz americana Jessica Alba como sua embaixatriz. Atualmente esse posto é da bela atriz chinesa, Gong Li.
| Passe o mouse sobre a imagem |
A relojoaria suíça de Carl F. Bucherer, uma das mais conceituadas do mundo, poderia muito bem ser representada pelo ator Joe Mantegna (o David Rossi de Criminal Minds), colecionador de relógios da grife e grande entusiasta desse acessório (na realidade, a joia do homem). Contudo, nunca foi. A Bucherer utiliza denominação diferenciada para essa posição... Friend of the Brand ou Amigo da Marca. Atualmente o são; o ex-jogador de futebol Murat Yakin; o ator Daniel Bernhardt, ambos suíços e as modelos indianas Lisa Haydon e Puja Gupta. Fãs da Marca ou Fan of the Brand, é como a empresa se refere aos apreciadores como Mantegna e o também ator Dylan McDermott.
| Passe o mouse sobre a imagem |
A Montblanc, famosa por suas canetas, possui uma linha de relógios de muito prestígio e teve em 2007, o ator americano Nicolas Cage como seu representante, além da atriz francesa Eva Green. Em janeiro último, a empresa alemã, anunciou seu novo embaixador internacional (que possui garras de adamantium), o ator australiano Hugh Jackman
| Passe o mouse sobre a imagem |
![]() |
| O "relojoeiro" Michael Schumacher |
(*)A Vacheron Constantin, é uma das mais emblemáticas no mundo da alta relojoaria e utiliza uma prática de marketing diferenciada, assim como seus produtos. Não se vale de nomes ou rostos famosos e sim do envolvimento em causas humanitárias, artísticas ou em parcerias com outras marcas tal-qualmente refinadas, como fez recentemente com a Rolls-Royce. Todavia, diferente da união Breitling/Bentley, essa não gerou algum produto e sim eventos unindo os abastados usuários das duas casas. O nome da atriz Natalie Portman, esteve equivocadamente ligado a marca quando da homenagem que patrocinou ao seu marido, o coreógrafo francês Benjamin Millepied por conta de sua nomeação como diretor do Ballet da Ópera de Paris. Entretanto, a Vacheron Constantin capitalizou essa situação.
A premiada Ulysse Nardin aposta no carisma do ex-jogador de basebol e um dos maiores lançadores de todos os tempos, o americano Randy Johnson para fortalecer sua presença no mercado daquele país.
O rosto que representa a francesa Cartier, uma das maiores referências em artigos de alto luxo no mundo, não poderia ter sido melhor escolhido. Já há alguns anos é o da molto bello ex-modelo e atriz italiana, Monica Belluci.
Criada em 2001, a jovem Richard Mille, inclui entre seus representantes, o piloto de F1 Felipe Massa que tem uma relação antiga com o próprio fundador de quem é amigo pessoal, atuando ainda como piloto de testes de sua companhia. Para Massa, a relojoaria criou a edição especial, RM 011 Felipe Massa Flyback Chronograph Yas Marina Circuit. Um relógio (imagem) totalmente diferenciado, construído em ouro branco e limitado a 10 peças. Richard Mille aliás, numa entrevista há poucos anos, respondendo sobre seus critérios para escolha de um embaixador, disse que não via sentido em ter algum esportista representando sua marca se esse não usasse um relógio na sua atividade. Um jogador de basquete, por exemplo. Provavelmente por esse motivo, o brasileiro seja o único piloto da categoria em atividade, a usar um acessório desses em competições. Mesma condição observada no velocista jamaicano Yohan Blake; no golfista americano Bubba Watson e com o tenista espanhol Rafael Nadal. Todos embaixadores da RM (assim como o nove vezes vencedor da World Rally Champion, o francês Sébastien Loeb). O interessante é que os relógios utilizados por Nadal, Watson e Massa, custam cada um, mais de US$500,000. "O patrão é exigente! Mas generoso...".*Nesse mundo da relojoaria de qualidade, poucas marcas se mantiveram independentes como a Raymond Weil; Rolex ou Patek Philippe (não usa embaixadores). Muitas para sobreviverem a era quartz e do relógio descartável vindo do Japão, foram absorvidas por uma das grandes corporações que com isso, cresceram ainda mais. O suíço Swatch Group engloba; Longines; Omega; Rado; Mido; Tissot; Breguet, tantas outras e evidentemente, o popular Swatch. No francês Louis Vuitton estão; Hublot; Bulgari; Tag Heuer; Zenith... O também suíço Richemont controla; Cartier; Piaget; Jaeger-LeCoultre; Vacheron Constantin; Officine PANERAI; Baume et Mercier; Montblanc; IWC; Montegrappa; Roger Dubuis (que tem entre seus embaixadores, o ator escocês Gerard Butler) e muitas mais. A CORUM pertence ao China Haidian Group, assim como a tradicional Eterna (as máquinas usadas nos Porsche Design).
*A Montegrappa, tradicional fabricante italiana de itens de alto luxo, notadamente canetas, usa a figura do astro Sylvester Stallone (fã desses artigos e de relógios de alto padrão) em sua publicidade e em conjunto conceberam a linha de relógios Chaos (de gosto bastante duvidoso para mim). Há poucos anos a grife fez uma parceria curiosa com a americana DC Comics para criar produtos ligados a suas personagens. Com informações de dailymail.com.uk, elitetraveler.com, revo-online.com, maquinasdeltiempo.com, richardmille.watchprosite.com, ablogtowatch.com e jamesbondwatch.org.uk.
