Translate

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Um herdeiro para Steve Jobs...

Desde o desaparecimento de Steve Jobs, muitos buscam identificar quem seria seu herdeiro como mente criativa. Tim Cook, seu sucessor na Apple não poderia ocupar esse lugar por ter características e temperamento muito diferentes do antigo chefe. Fora da maçã, alguns candidatos são sempre citados; Jeff Bezoz, fundador da Amazon, talvez pelo trato difícil que o colocaram como um dos piores e tirânicos patrões do universo tech ou Mark Zuckerberg, CEO do Facebook pela juventude. Porém, no quesito de sacar boas ideias e ter sucesso com essas, poucos podem fazer frente a Elon Musk....

Elon Musk em imagem de divulgação
O empreendedor sul-africano de 43 anos, radicado nos EUA, serviu de inspiração para o ator Robert Downey Jr. moldar seu personagem Tony Stark, inclusive fazendo uma ponta em Iron Man 2. Contudo, o empresário é mais conhecido como um dos cofundadores do serviço de pagamentos eletrônicos PayPal vendido para o eBay em 2002 e tem no currículo muitos outros êxitos. Antes desse, montou em sociedade com o irmão mais novo Kimbal Musk, a Zip2 uma plataforma online para periódicos que vendeu em 1999 para a Compaq. Com os bolsos forrados de alguns milhões, fundou a SpaceX (ainda em 2002), empresa cuja proposta é fazer voos espaciais comerciais (mercado em que compete com o colega do clube dos bilionários, sir Richard Branson do Grupo Virgin). Após conquistar um contrato da NASA, a agência espacial americana para voos de suprimento a Estação Espacial Internacional, a SpaceX foi a primeira a colocar um veículo (integralmente desenvolvido pela empresa) privado no espaço, em maio de 2012 e contrariando especialistas que afirmavam ser essa uma tarefa impossível para a iniciativa privada por conta dos elevados custos. Contrariar as possibilidades é uma característica comum a empreendedores de sucesso. Um bom exemplo é outro negócio de Elon Musk que foi alvo dos céticos; A produção dos veículos elétricos Tesla (em homenagem a Nikola Tesla). Apesar de não ser um passeio no parque e após turbulências e apoio do governo americano em empréstimos e isenção de impostos para veículos verdes, os Tesla vem mostrando a que vieram... Bonitos; rápidos; econômicos; alta tecnologia embarcada; produzidos em alumínio, muito seguros e caros! Seu Model S (vídeo abaixo) é totalmente elétrico e tem autonomia para 480 km com uma única carga. Diferente, por exemplo, do híbrido Karma da norte americana Fisker Automotive (embora o modelo seja produzido na Finlândia) e autonomia para meros 80 km. Ademais esses projetos, preside a SolarCity, criada em 2006 por dois primos com sua consultoria e suporte. A companhia é a maior dos Estados Unidos no fornecimento de soluções solares para geração de energia residencial e também produz estações de carregamento para veículos elétricos.

Lógico que esse é apenas um exercício de imaginação. Entretanto, essa variedade de interesses versus a capacidade e o talento para  consolidá-los, fazem lembrar visionários como Bill Gates, Howard Hughes, Henry Ford e o próprio Steve Jobs. Elon Musk sem dúvida tem um pouco de cada um desses. O que o colocaria num outro patamar. Além Steve Jobs! Com informações de forbes.com, wikipedia.org, nzherald.co.nz, news.cnet.com e esquire.com.


Detalhes do Tesla Model S