Translate

quarta-feira, 19 de abril de 2023

The Orville...

Criada por Seth MacFarlane (o cérebro da animação Family Guy), The Orville é uma série de ficção científica que desde sua estreia em 2017, se tornou muito popular entre os fãs do gênero. A história se passa no século 25 e conta as aventuras da tripulação da USS Orville.

Uma nave exploratória de nível médio da União Planetária (baseada na Terra), enquanto navega pelos desafios da exploração espacial em meio as complexidades de suas vidas e a interação com seres de vários mundos que compõem a tripulação. Nessa dinâmica, roteiros bons foram desenvolvidos abordando a intolerância, xenofobia e preconcepções que nenhum ser humano deveria carregar.

A inspiração mais notável para The Orville é a lendária franquia de ficção científica Star Trek, criada por Gene Roddenberry. The Orville lhe presta homenagens de várias maneiras. Incluindo seu foco na exploração e diplomacia, com ênfase na ciência e tecnologia. Um dos seus destaques (e termômetro para mensurar o sucesso do projeto), são as inúmeras* participações de atores que já atuaram em spin offs de Star Trek. Tim Russ* (o vulcano Tuvok), num episódio interpreta um historiador da União Planetária Robert Piccardo*, o Dr., em outro episódio, é o pai de uma tripulante da Orville. Ambos de Star Trek: Voyager.

Além de um elenco repleto de estrelas, como Adrianne Palicki (John Wick - 2014, ou G.I. Joe: Retaliation de 2012), dando vida a comandante Kelly Grayson, The Orville atraiu alguns talentos por trás da franquia Star TrekJonathan Frakes, que interpretou o comandante William Riker em Star Trek: The Next Generation emprestou sua expertise desse universo para o show, e ajudou a criar alguns episódios muito bacanas de assistir. 
Exemplo do 5º da 1ª temporada, Pria (personagem da excelente e bela Charlize Theron) ou do 12º episódio da 2ª temporada, onde dirige sua ex-colega de Star Trek Marina Sirtis* (a conselheira Deanna Troi), como a professora da escola da nave. Embora com outra direção, em Cupid’s Dagger (o 9º da primeira temporada), o também diretor e ator Rob Lowe, fez sua aparição como o personagem Darulio, um arqueologista forense, da espécie (retepsiano) que secreta um feromônio que faz as pessoas se apaixonarem por ele, com isso, acaba criando um triângulo amoroso com dois tripulantes da nave. Justamente o capitão Ed Mercer (Seth MacFarlane) e sua primeiro oficial, a comandante Grayson. Para complicar, o capitão e sua subordinada foram casados e o que ocasionou o término foi o envolvimento da comandante Grayson com Darulio... A atuação de Lowe, que levou muito humor e charme ao papel, foi amplamente elogiada. Quem também deu as caras por lá, foi o renomado ator Liam Nesson. Ainda que "atuando" por uma mensagem em vídeo, curiosamente sua participação não foi creditada no episódio quatro da primeira temporada. Frakes não trabalhou sozinho em The Orville. Teve o apoio de Jon Favreau (diretor de Iron Man - 2008, Iron Man 2 - 2010 The Mandalorian) que atuou como produtor/consultor do programa, auxiliando seu criador no desenvolvimento visual e de realismo na descrição do seriado de viagem espacial e exploração. Também dirigiu o primeiro episódio da série.

O ator Rob Lowe, caracterizado como
o retepsiano Darulio
Um dos elementos que diferencia The Orville de outros programas de ficção científica é sua mistura de humor e drama. O seriado não se leva muito a sério e não tem medo de zombar de alguns estereótipos do gênero. The Orville é uma excelente adição ao gênero e é evidente o carinho do criador e equipe com a obra de Gene Roddenberry e da franquia Star Trek. Trazendo ótimas atuações entremeadas por clássicos musicais dos anos 50 aos 80 (de gente como Gene KellyBilly JoelBarry Manilow e Dolly Parton que até faz uma cameo appearence), é uma série imperdível para qualquer fã de ficção científica. Torço para que The Orville ganhe uma quarta temporada. Com informações de StarPlus e IMDb.