Translate

sábado, 5 de janeiro de 2013

QR code - Para o que serve?

Sempre que configuro uma rede sem fio, entrego ao meu Cliente todos os dados necessários para uma eventual manutenção futura. Contudo, é muito comum a perda da informação mais básica... A senha da mesma. Alguns mais organizados, até anotam em uma agenda, mas a maioria despreza esse cuidado.

Uma forma simples de manter visível e ao mesmo tempo preservada a senha, principalmente num ambiente corporativo, é utilizando o QR code, como na foto do site thenextweb.com acima de onde me inspirei para esse post. Mas o que é QR code? Usando a definição do wikipedia.org ipsis litteris

É um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos celulares modernos equipados com câmera. Esse código é convertido num pedaço de texto (interativo), um endereço de internet (URL), um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Criado pela japonesa Denso-Wave em 1994, o Quick Response code, ou Código de Resposta Rápida, é uma evolução dos tradicionais códigos de barra e pode ser gerado gratuitamente em vários sites como o  goqr.me, por exemplo. Bastando ai seguir as orientações e ao final baixar o código em formato de imagem. Abaixo um exemplo criado nesse site, com um link apontando para esse blog.

Para leitura do código, o usuário deve ter em seu aparelho celular (obrigatoriamente com câmera), um aplicativo que execute essa função, o QR reader. Existem inúmeros na internet, a maioria gratuitos para os sistemas operacionais mais populares como iOS, Android , Windows Phone ou Blackberry.

Muito interessantes também, e uma oportunidade maior de divulgação de marcas, são os QR code Artist. Essa variação, artística, permite a inclusão de cores além do tradicional preto. Variações no desenho do código como arredondamento dos contornos e inclusão de logomarcas. Um site que gera esse tipo de código, ainda de forma gratuita é o qrcartist.com. Com o mesmo exemplo de URL desse blog, gerei um código um pouco mais agradável visualmente que o anterior, com a logomarca ao centro e suas cores predominantes.

Por tudo isso, as aplicações para o QR code, são praticamente infinitas, já que podem conter links, que por sua vez direcionam para qualquer conteúdo que se deseje. Um dos muitos usos pode ser num cartão de visita pessoal, principalmente se a atividade do usuário estiver ligada à tecnologia. Nos países do primeiro mundo, essa ferramenta é muito utilizada  notadamente no comércio varejista para armazenar informações sobre os produtos que nem os mais preparados funcionários teriam condição de fornecer.  Pelo baixo custo que a utilização desse código representa, é curioso ver sua ainda tímida adoção no Brasil. Provavelmente, por absoluto desconhecimento do seu potencial. Nesse momento, o uso é maior nos meios de comunicação como jornais, revistas e periódicos. Porém com o crescimento da população de smartphones que permitem o uso dos QR readers em nosso país, isso deve mudar em breve. E 2013, deve ser o ano dessa tecnologia simples, barata e extremamente útil. Com informações dos sites mencionados.