Apple EarPod
É comum ouvir maravilhas de muitos que usam os produtos da Apple. Concordo em termos. O fone de ouvido tradicional da maçã o EarBud, por exemplo, nunca me convenceu. Sua tão decantada qualidade de som, sempre foi prejudicada pelo formato que adotou e lhe empresta o nome. Fica posicionado no ouvido, fora do canal auditivo, o que dificulta uma disposição confortável. Quem usa para atividades esportivas sempre reclama. Cai a todo o momento e pior... Machuca os ouvidos.
 |
| Apple EarPod |
Sou fanático por músicas e consequentemente por fones de ouvido. Tenho alguns de marcas diversas para funções específicas. Um Philips bluetooth, (o SHB6110) que é companheiro do iPad. Um Edifier H800 que uso no Home Theater. Um Golla Earbud G1338 e um Bose MIE2 que alterno no iPod nano. Mais recentemente comprei um JBL Vibe que mantenho na mochila de viagens curtas para uso com o tablet. Quando a Apple anunciou o iPhone 5, outros produtos foram apresentados em conjunto. Na verdade, o que mais me interessou foi o EarPod, um fone de ouvido totalmente redesenhado e com a promessa de entregar por poucos dólares, a experiência sonora obtida com equipamentos de maior custo de investimento. Provavelmente a Apple já recebesse reclamações do seu EarBud, pois logo em seguida ao anúncio do novo, já foi colocado a venda e sendo incluído nos kits dos novos iPod e iPhone. Comprei um desses porque queria testar o quanto antes.
Primeiro o fone vem acondicionado numa embalagem com a marca de praticidade da Apple. Um estojo em plástico com tampa transparente e nichos que acomodam os fones propriamente ditos e seu cabo dotado de controles de volume, pausa e microfone. O mais evidente é o conforto no uso. O novo design levou em consideração o formato do ouvido humano, se adaptando perfeitamente e sem cair, mesmo em atividades que exijam maior movimentação.
O som impressiona! Com o novo design, as baixas frequências (graves) foram muito favorecidas e até parecem de fones in ear (intra auricular), aqueles com ponta de silicone que se encaixam no canal auditivo. Embora esses sejam muito bons em isolar os sons externos, provocam fadiga auditiva com maior facilidade. Os médios também são muito bons e a Apple com seu novo fone, vendido no site brasileiro da fabricante por R$129, mostrou que sabe fazer um bom fone de ouvido e cumpriu, no meu entendimento o prometido. Apesar da reclamação costumeira dos preços praticados por aqui, já que custa US$29 nos EUA, é uma opção interessante para quem curte som de qualidade.