![]() |
| JVC Adixxion GC-XA1 |
Mesmo pesando apenas 125 g. com a bateria, a impressão que a pequena Adixxion passa é de robustez. Sem citar a GoPro (assim como a Xtrax), a JVC usa na publicidade do produto a frase; Ready to rock, out of the box, algo como Pronta para o agito assim que sair da caixa... Ressaltando a necessidade de acessórios adicionais que outras opções disponíveis exigiriam para sua utilização. Aqui cabe uma ponderação. Essa questão da GoPro (ou qualquer outra marca) necessitar de mais acessórios, vai depender do uso que se quer dar ao equipamento. O kit da Black Edition, por exemplo, atende perfeitamente a utilização que defini para a câmera. A Adixxion Camcorder, tem em seu corpo um LCD colorido de 1,5”. Sim! É um belo diferencial. Também resistente a água a até 5 metros. Todavia, sem caixa estanque, o que lhe favorece e prejudica. Explico. É interessante sua construção impermeável, sem a adoção da caixa acrílica, por que a pega aos seus comandos deve ser muito favorecida e naturalmente haverá uma melhor captação do som. Contudo, acredito que a caixa estanque, padrão nas concorrentes (opcional na Adixxion) e que lhes permitem suportar grandes pressões - 6 ATM na GoPro e 4 na Xtrax, transmitem mais segurança ao usuário.
Com relação a baixa profundidade, é preciso lembrar que cinco metros são mais do que suficientes para um mergulho em apneia. Não vejo tanto problema nessa questão frente as rivais, ainda mais existindo a opção da caixa estanque. Essa impressão de uso foi confirmada ao ler seu manual. No tópico onde apresenta as orientações de segurança no uso do equipamento, o terceiro parágrafo diz textualmente; Não use este produto na água abaixo de 5 metros ou por períodos acima de 30 minutos. (imagem abaixo)
Mais adiante, uma segunda nota, ratifica a informação; A câmera opera até a profundidade de 5 metros por 30 minutos. (abaixo)
As notas, igualmente esclarecem uma questão que chamou a atenção enquanto pesquisava material do produto para aculturamento. Os vídeos postados em vários sites, inclusive o da fabricante, eram em sua maioria feitos fora da água. Além disso, os poucos nessa condição, são parcos mergulhos em piscina ou mar. Salientar as características positivas do seu produto, não é demérito a qualquer fabricante, por outro lado não esclarecer antes da compra limitantes de uso, chega a ser leviano. Quem comprar essa máquina para mergulho, sem dúvida se decepcionará. Nesse caso, cai por terra a história de pronta para uso que divulga, obrigando a aquisição da caixa estanque.
A japonesa foca em pontos que são comuns à versão HERO3 White Edition da GoPro, então obviamente é esse o produto que deseja combater. Inexistente na Xtrax, wi-fi é um deles. A Xtrax traz um controle remoto RF em sua configuração padrão que é interessante em diversas atividades. A White Edition tem suporte a wi-fi e pode se comunicar por essa tecnologia com um dispositivo desses, que deve ser adquirido à parte. No entanto, basta utilizar um app gratuito num device iOS ou Android para ter controle total da câmera por essa via.
A JVC não dispõe da opção do controle remoto em seu portfólio, mas permite alguns comandos remotos, através de um smartphone utilizando seu app WiVideo, disponível para Android e iOS. Também por wi-fi e utilizando um aplicativo proprietário, é possível o envio de material capturado a um computador para edição. Limitado ai a máquinas rodando o Windows. O Mac OS X, está fora.
Fotos... A resolução da Adixxion é de 5MP, idem na White Edition e de 8MP na Xtrax SD20F. Muito bem. O negócio que importa é vídeo. As três fazem gravações a 1080p em até 30 quadros por segundo. Porém, deixei o maior trunfo da novata para o final. A Adixxion tem um zoom digital que amplia suas imagens em 5x. Por mais críticas que esse artifício possa receber, é interessante sua existência.
Na forma de fixação, a Xtrax optou por não reinventar a roda e copiou os suportes da americana, o que facilita a vida de quem decidir por uma dessas, pela grande oferta de acessórios GoPro no mercado. A JVC adotou uma rosca fêmea de 5/8", dispostas em dois pontos no corpo da máquina. No lado oposto ao visor de LCD e na base abaixo desse e inclui um sistema de trava de segurança para que a câmera não se solte com a natural trepidação de sua utilização. O tipo de fixação que empregou, é no mínimo estranho numa câmera de ação. Para engate, é preciso achar a rosca e nesse processo, a câmera pode cair e sofrer graves danos.
A JVC Adixxion GC-XA1 é mais uma boa alternativa em câmeras de ação e para a maioria dos usos, deve atender bem sem precisar da caixa estanque - indispensável para filmagens submarinas. Se a utilização for essa especificamente, a coisa complica para a JVC por que custando US$249,95 e o seu Marine Case US$49,95 no site da Amazon, a escolha natural seria uma GoPro. Com esse mesmo investimento seria possível partir para a HERO3 Silver Edition de melhor configuração. Com informações dos sites citados.
Vídeo da fabricante JVC para sua Adixxion GC-XA1
Teste com seis marcas diferentes de câmeras de ação feita pela Skiing Magazine. GoPro e JVC Adixxion estão ai. As imagens não mentem
Teste com seis marcas diferentes de câmeras de ação feita pela Skiing Magazine. GoPro e JVC Adixxion estão ai. As imagens não mentem


