Translate

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Mixando uma playlist com o ótimo VirtualDJ...

Conhecendo meu gosto por som, um amigo fez uma consulta para uma questão sua. Queria ouvir várias músicas, sem intervalo entre essas, à partir de um pendrive. Se fosse num iPod, por exemplo, bastaria configurar uma playlist e remover o intervalo....

Contudo como disse, tinha de ser num pendrive. Nesse caso, a única saída é mixando as músicas e gravando num arquivo único. Resolve a questão, porém cria outras; Não é possível escolher uma faixa especificamente. Embora não seja obrigatório respeitar estilos musicais para uma mixagem, sem dúvida se o fizer, o resultado tende a ser mais harmônico. Existe também a possibilidade do cansaço auditivo. Entretanto, são ponderações minhas. A solução natural é o poderoso e gratuito VirtualDJ, agora na sétima versão e com opções para Windows e Mac OS X. Com ele é possível após selecionar os arquivos que se quer unir, ir arrastando para um dos dois players virtuais que o programa apresenta. Porém, essa ferramenta  dispõe também de uma forma para automatizar essa edição, aplicando parâmetros pré-definidos de transição entre as músicas.

ScreenShot001 Ainda que por padrão o idioma do programa seja o inglês, é possível após instalação, alterar para o português. Carregue o VirtualDJ e localize o botão [CONFIG], na barra superior à direita (imagem acima). Será apresentada a janela abaixo. Selecione a aba [Skins] e localize Language (idioma).

ScreenShot002Abra a janela de seleção, clicando na seta à  extrema direita dessa. Clique em  Portuguese e conclua pressionando o botão [OK].

Pronto! A maioria dos comandos está em português, mas não todos. Os da janela principal, não são alterados. Acredito pela tradição dos aparelhos de mixagem serem de origem americana e os DJ´s, usuários desses, estarem habituados a essa nomenclatura


ScreenShot005Para gerar um novo arquivo à partir de uma playlist, é necessário primeiro criá-la. Navegue no menu Computador, localizado acima do canto inferior esquerdo (imagem ao lado) e selecione num diretório, as músicas que deseja incluir. 



ScreenShot010


Após localizá-las, arraste para a área da playlist, acima do canto inferior direito. Caso queira incluir músicas de outros diretórios ou unidades de disco, repita a ação tantas vezes quantas necessárias. A janela playlist por padrão é retrátil e isso pode incomodar por ficar invisível.

ScreenShot013Para resolver essa questão, ao visualizar a janela playlist, clique no cadeado dessa que deve estar aberto, fechando-o. A partir daí, o tamanho da janela pode ser ajustado com um arrasto do mouse, assim como numa coluna do Excel. Concluída a seleção, as músicas já podem ser ouvidas. É importante lembrar que para essa operação de playlist automática, o VirtualDJ utiliza somente um player.

ScreenShot012Nesse ponto, basta clicar no botão cinza no lado esquerdo da barra de Título – [Ativar/Desativar Automatic mixing] e o som começa a rolar.


Para ajustar a transição entre as músicas, acionar o modo aleatório e salvar a playlist, selecione [GerenciamenScreenShot011to de Playlist], imediatamente abaixo do botão [Ativar/Desativar Automatic mixing] (imagem ao lado).

No menu que se abre, a primeira opção é a de Iniciar Automix, que redunda com o botão [Ativar/Desativar Automatic mixing]. Todas as outras são auto-explicativas. A última opção é a de Gravar sua playlist. Ao clicar nessa, um menu é apresentado no centro do VirtualDJ onde deve escolher o nome da sua seleção e ao final para salvar,  [OK].


Antes de gravar a MP3, é preciso definir o nome e taxa de bits que esse arquivo terá. Clique em [RECORD] e em seguida no botão [CONFIG...] para esses parâmetros. Feito isso, pressione [STARTING RECORD]. Está gravando! Para voltar e visualizar sua playlist, clique em [BROWSER].