Translate

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Wi-Fi na pista...

Quase dois anos após uma postagem sobre um cartão de memória SD wireless que comprei naquela época, vi uma publicação no Pinterest, num dos muitos painéis que acompanho sobre tecnologia e gadgets, um dispositivo simples no conceito e prático na aplicação....

Disponível na Amazon por US$22,95
O adaptador SD para micro SD com interface wi-fi, fabricado pela chinesa ChenYang, é especialmente interessante por permitir seu uso em equipamentos como uma máquina fotográfica, independente de suporte a essa tecnologia, transformado-a em wireless e diferente do modelo da Eye-Fi, que exige tal compatibilidade. Através de um aplicativo em versões para iOS e Android, é possível gerenciar o conteúdo e transferir arquivos. Embora possa ser usado em muitos dispositivos como players de MP3, não é recomendado para uso por profissionais da fotografia; Por ser um adaptador e como tal, menos confiável e não suportar arquivos no formato RAW.

Gosto de soluções wireless e mantenho na bolsa em que transporto o iPad, já há alguns anos o Wi-Drive da Kingston que postei sobre, na época em que o comprei. Com o tablet da maçã (ou qualquer device  iOS ou Android), é útil para manter alguns vídeos que assisto principalmente quando em trânsito e sem comprometer seu armazenamento. No entanto, esse dispositivo tem suas chatices; impossibilidade de acesso via Windows ou Mac OS X; Impossibilidade de expansão da sua memória interna (16GB no meu caso) é a mais complicada para minha utilização, desabilitar o wi-fi quando em recarga numa porta USB.


Por sorte a concorrência enxergou tais gargalos e a rival mais tradicional da Kingston, a SanDisk lançou um produto com o melhor do Wi-Drive e algo mais. O SDWS2-032G-E57 e bateria com autonomia para 4 hrs em streaming de vídeo (2 hrs no Wi-Drive), permite através de um aplicativo proprietário o compartilhamento de seu conteúdo com  até 8 dispositivos, sejam eles Windows, Mac OS X, LinuxiOSAndroid ou Kindle da Amazon, mas limitado a três conexões simultâneas para vídeo, contra cinco do Wi-Drive. Detalhe irrelevante, pois o uso de um dispositivo desses é notadamente individual. Por outro lado, a possibilidade de compartilhar conteúdo por wi-fi em desktops, é muito legal. Para isso, basta acessar a rede criada ao ligar o pequeno device da SanDisk. Obviamente nesse modo, o usuário fica sem acesso a internet e como o Kingston, é possível conectar-se a grande rede configurando o acesso por seu aplicativo. Além de tudo isso, o SanDisk permite o intercâmbio de conteúdo com a substituição do seu cartão de memória microSD que pode ser para um cartão de 64GB, tornando esse aparelho expansível. O curioso é a fabricante manter em seu portfólio três modelos distintos para 16, 32 e 64GB e omitir em seu site essa possibilidade que vi repetida em três reviews na internet. Custando US$44,99 (o modelo da imagem com 32GB) no site Amazon, entrou na lista de desejos. Com informações de sandisk.com.