Translate

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

O mito do efeito memória nas baterias modernas...

Embora existam informações ao montões na internet sobre esse assunto, motivo pelo qual nunca quis escrever aqui, quase todos os dias ainda encontro pessoas teimando em manter um notebook sem bateria para preservar sua vida útil. Pior é ouvir uma recomendação dessas de alguns ditos técnicos. Muito bem....

Nos hoje jurássicos notebooks, as baterias de NiCdNíquel Cádmio ou NiMH - Hidreto Metálico de Níquel, sofriam esse problema. Nos modernos celulares e computadores portáteis é raro ver baterias com esses compostos, onde foram substituídas por células de Íons de Lítio - Li-Ion que não sofrem vícios de carga ou o tal efeito memória. Além de ser um contrassenso manter um notebook sem sua bateria que assim estará vulnerável numa falta de energia, levando a perda de dados, é importante entender como as atuais funcionam. Com o novo composto, os fabricantes embutiram nessas, sensores que identificam a carga total e desligam a alimentação quando o note está conectado a energia, preservando-as e evitando super aquecimento, problema que pode levar a um desgaste prematuro. Da mesma forma impedem a descarga total. É preciso salientar que mesmo uma bateria de Li-Ion, tem uma vida útil de no máximo 3 anos e não há o que ser feito para aumentar esse prazo e se não forem respeitadas suas características, esse será bem menor. Outra questão é quanto ao seu processo de carga e descarga, definido em ciclos.

As baterias modernas suportam de 300 a 1000 ciclos (valor que deve constar no material técnico do portátil e variável conforme modelo e fabricante). Nada além! E como se desgastam mais rapidamente em ciclos completos do que em parciais (carregadas quando não totalmente esgotadas), é mais interessante manter o note na tomada sempre que possível. Num MacBook da Apple (que impede a remoção fácil da sua bateria), identificar a quantidade de ciclos é simples, mas num Windows, é preciso um programa auxiliar para esse monitoramento, como o Battery Care ou outro assemelhado. Obviamente, qualquer um do gênero, fará medições somente após sua instalação e sem condição de identificar a vida da bateria antes dessa. Por conseguinte, só são válidos para um computador novo. Com informações de batteryuniversity.com.