Translate

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Novidades sem fio...

Ultimamente a D-Link, tradicional fabricante chinesa de soluções para redes locais, parece ter redescoberto o caminho do bom design para seus produtos. Os pequenos repetidores DIR-503a e 505 são um exemplo. Nessa pegada entrou a linha de roteadores de Ultra Performance; Entre esses, o AC1750 (DIR-868L), um roteador em formato quase totalmente cilíndrico (claramente inspirado no novo Mac Pro da Apple). Bonito e eficiente....

Em seu portfólio de lançamentos para o ano existem outros que chamam a atenção pela aparência e características realmente diferenciadas. Um desses é o AC3200, nome de guerra do roteador DIR-890L, um aparelho a primeira vista bastante chamativo. Suas seis antenas e o desenho (que poderia muito bem ter saído da mente do mestre do cubismo Pablo Picasso) lembram um besouro e transmitem a impressão de poder. E tem tudo para ser. Esse novo device, traz embarcado o protocolo IEEE 802.11ac, mais atual e rápido que o IEEE 802.11n e trafega dados a até 1200mps, mas exige o uso de um acessório específico em cada equipamento de rede ligado a ele para alcançar suas taxas de transferência. Com quatro portas LAN Gigabit, é voltado a redes em que a alta velocidade de transmissão de dados é prioridade.

Nesses tempos em que os repetidores sem fio são cada vez mais procurados, outro lançamento interessante da D-Link é o Extensor de Áudio DCH-M225. O pequeno aparelho além de funcionar como um repetidor do sinal wireless, faz streaming de áudio por essa conexão e traz embarcado o suporte as tecnologias AirPlay (da Apple) e DLNA (de um consórcio de empresas como; Sony, LG, Microsoft, Samsung...). Para usá-lo, basta utilizar o botão WPS de configuração rápida e repetir esse processo no roteador, que pode ser de qualquer outro fabricante, para estabelecer esse vínculo. Feito isso, é só ligar um conjunto de caixas de som amplificadas em sua entrada P2 (3,5mm) para aproveitar o som originado de qualquer equipamento dessa rede sem fio. Com preço sugerido de US$49,99, não é um produto barato, principalmente se comparado a um AirportExpress (de segunda geração) da Apple de US$89,00 e superior em características técnicas e funcionalidades. Com informações de dlink.com, cnet.combusinesswire.com e slashgear.com.