Translate

quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Carregador sem fio para a GoPro...

Quem possui uma GoPro, sem dúvida já se deparou com a chatice que é a recarga de sua bateria quando em uso com a caixa estanque e a necessária remoção dessa para acesso ao conector micro USB. É como dizem na Bahia, um tremendo porre.
E conversando vez por outra com amigos igualmente usuários de uma dessas, todos comentam essa questão.

Vi há alguns meses no site Kickstarter, mais uma solução interessante na busca de investimento para sua produção. O dispositivo chamado JOLT, se propõe a carregar a GoPro sem a necessidade de fios, por indução eletromagnética. Bacana! Todavia, para seu uso é preciso substituir a bateria original da câmera por uma da fabricante dotada da interface de comunicação com o carregador. Além do investimento nesse, a exigência de uma bateria especial (mais um gasto), segregando a original é algo ilógico e inconveniente.


No início de dezembro outra proposta idêntica foi colocada no mesmo serviço pela MOTAempresa com expertise em soluções de energia para portáteis e conhecida pela criação do MOTA SmartRing, um anel inteligente que recebe notificações das redes sociaisCorreio Eletrônico ou das chamadas de um smartphone por conexão Bluetooth que já se encontra em pré-venda por US$99,99, com previsão de lançamento para junho de 2015 nos EUA.

O dispositivo Wireless Charger for GoPro na imagem abaixo, diferente da ideia da JOLT (que ainda busca recursos para fabricação), tem características que o pessoal da Info chamariam de matadoras. Com igual princípio de funcionamento, a indução eletromagnética, o MOTA Wireless Charger utiliza uma interface (imagem acima) que deve ser instalada na base da câmera e ligada ao seu conector de carga, substituindo a pequena tampa nativa da máquina (qualquer GoPro geração 3 ou 4) que ai pode ser mantida em sua caixa estanque. O aparelho traz em seu corpo duas docas; A que recebe a câmera com sua caixa estanque e uma segunda que permite alimentar uma bateria adicional e completando o set, uma saída USB para carga de um smartphone ou tablet e a entrada micro USB para sua alimentação. Porém, a solução tem mais e opera com uma bateria interna de 6000 mAh, capaz de realizar múltiplas cargas completas (ainda que essa informação não tenha sido divulgada, é crível supor que ao menos três cargas sejam possíveis) da GoPro e em trânsito, sem qualquer necessidade de uma ligação elétrica. Ao preço de US$99,00 em pré-venda, deve ser disponibilizado para seus sortudos usuários no mês de abril. Com informações de kickstarter.com, kickstarter.com e mota.com.